O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice que mede a inflação oficial do país, registrou queda de 0,02% em agosto. Essa é a primeira deflação do ano e menor índice desde junho de 2023.
A queda deste mês foi puxada por dois grupos: alimentação e bebidas (-0,44%) e habitação (-0,51). A inflação acumulada do ano é de 2,85% e, nos últimos 12 meses, de 4,24%.
De acordo com a equipe de economistas do Daycoval, este resultado contribui para avaliação mais positiva na reunião do Copom que acontece na próxima semana.
Resultado dos grupos:
- Alimentação e bebidas: -0,44%;
- Habitação: -0,51%;
- Artigos de residência: 0,74%;
- Vestuário: 0,39%;
- Transportes: 0,00%;
- Saúde e cuidados pessoais: 0,25%;
- Despesas pessoais: 0,25%;
- Educação: 0,73%;
- Comunicação: 0,10%.
Onde investir?
Ter na carteira produtos atrelados ao IPCA é sempre uma estratégia eficiente para diversificar seus investimentos e proteger o poder de compra em diferentes cenários, já que oferece uma rentabilidade real acima da inflação.
- CDB Daycoval IPCA + 7,5% a.a. com prazo de 2 anos oferece uma rentabilidade atrativa em comparação com produtos similares.
Confira outros títulos para investir neste cenário:
- Tesouro IPCA+ (NTN-B);
- Títulos de Renda Fixa privada atrelados ao IPCA, como CDB, LCI e LCA;
- Títulos de Crédito Privado atrelados ao IPCA, como CRI, CRA e Debêntures;
- Fundos de Investimento e ETFs que visam acompanhar o índice IMA-B, que é uma carteira teórica formada por títulos atrelados a inflação.