Categorias

O que é CDB e como investir?

Quando se decide realizar uma aplicação com baixos riscos é comum se pensar em poupança. Porém, esse é um investimento com baixo rendimento e que não traz, desta forma, ganhos adequados para quem quer realizar projetos de vida mais arrojados.

Neste artigo, vamos demonstrar o que é e como funciona o CDB – Certificado de Depósito Bancário. Dessa forma, para que possa ser entendido como uma excelente opção à tradicional poupança e com segurança garantida.

O que é CDB?

CDB é um dos investimentos mais tradicionais oferecidos pelos Bancos. Ele é bastante procurado pelos clientes que tem um perfil mais conservador, principalmente por oferecer segurança e rentabilidade diferenciada.

Quando o cliente faz uma aplicação em CDB, é como se estivesse emprestando seus recursos a uma instituição financeira. Como consequência, receberia remuneração (rentabilidade) por essa operação.

Os Bancos médios e de menor porte oferecem uma melhor rentabilidade para atrair os investidores à aplicação em CDB. São oferecidas duas formas de remuneração ao investidor, definidos como títulos prefixados e pós-fixados.

Como é a rentabilidade de CDB?

CDB tem muita atratividade, pois costumam remunerar seus investidores por rentabilidades acima dos demais investimentos em renda fixa.

Normalmente, possui retornos acima de 100% do CDI – Certificado de Depósito Interbancário –, sendo assim, superior a poupança. Principalmente com a atual política de juros do Banco Central, que regula a taxa Selic.

Dessa maneira, é importante que o investidor se informe sobre as taxas pagas pelo banco, antes de definir a sua aplicação em determinada instituição. O Banco Daycoval, instituição sólida e com larga experiência no mercado, oferece, na atualidade, taxas superiores ao CDI.

Quais os impostos e taxas cobrados?

Esse tipo de aplicação possui incidência de IOF – Imposto sobre Operações Financeiras e IR – Imposto de Renda.

Portanto, recomendamos ficar atento a alguns aspectos:

  • remuneração obtida;
  • prazos;
  • valores a aplicar.

Inclusive, é fundamental para a definição de aplicação e em que banco será direcionado seus recursos, para não ter a possibilidade de perdas não previstas.

A incidência de IOF no CDB ocorre nos trinta primeiros dias, depois desse prazo não há mais a incidência desse tributo sobre a rentabilidade.

Já o IR, incide somente sobre a rentabilidade auferida e considera a tabela regressiva, vinculada a prazos de aplicações. Desta maneira, quanto mais tempo o valor fica aplicado, a alíquota de imposto de renda é menor, conforme tabela a seguir:

  • Até 180 dias, alíquota de 22,5%;
  • De 181 a 360 dias, alíquota de 20%;
  • De 361 a 720 dias, alíquota de 17,50%
  • Acima de 720 dias, alíquota de 15%.

Conhecendo essas condições e particularidades, é possível obter rendimentos bastante significativos em relação a poupança.

Quais garantias na aplicação em CDB?

O CDB é garantido pelo FGC – Fundo Garantidor de Crédito –, para valores de aplicação até R$ 250 mil, considerado este limite por CPF e instituição bancária.

Essa garantia é importante, pois o investidor fica seguro, em caso de falência da instituição bancária em que fez seu investimento. Dessa forma, o ideal é procurar um banco com atuação consolidada no mercado e que tenha boas avaliações de rating por empresas especializadas e ativas no mercado.

Como investir em CDB?

Ao definir a instituição financeira mais adequada, é possível escolher entre duas modalidades de aplicação, que pode ser a pós-fixada ou a prefixada:

  • Pós-fixados – são aqueles em que o investidor só sabe quanto vai ter de rendimento no final do prazo do investimento. Geralmente, são investimentos que pagam a rentabilidade de acordo com a variação de algum índice, como por exemplo: CDI, IPCA, TR, IGPM;
  • Prefixados – são aqueles que têm a rentabilidade fixada na data da aplicação. Nessa modalidade de investimento, é possível determinar o valor exato de resgate no fim da aplicação.

Quando o investimento pós-fixado é vantajoso?

Investimentos com rentabilidade pós-fixada podem ser boas escolhas quando o investidor se encaixa em uma ou mais das seguintes condições:

  • O investidor acredita que as taxas de juros reais do país irão aumentar durante o período do investimento;
  • O investidor quer um investimento que tenha remuneração em linha com a variação da taxa de juros real do país sem a necessidade de saber o valor final do investimento (o que é mais comum em aplicações de curto prazo).

Quando o investimento prefixado é vantajoso?

Investimentos com rentabilidade prefixada podem ser boas escolhas quando o investidor se encaixa em uma ou mais das seguintes condições:

  • O investidor quer saber o valor exato que receberá no vencimento do investimento. Muitos investidores preferem saber quanto vão receber por não gostarem da incerteza que o risco traz em outras modalidades de investimento;
  • O investidor acredita que as taxas de juros do país (Taxa Selic) irão manter-se ou poderão cair durante o período do investimento.

A opção por um dos tipos de aplicação está sempre vinculada ao perfil do investidor e deve ser avaliada previamente. Tudo para realizar a aplicação que melhor se enquadre em seu perfil.

Considerações finais sobre o que é CDB e como investir

CDB sempre oferece taxas de rendimento bastante atrativas, maiores que a poupança e com a mesma segurança.

Investidores com perfis conservador e moderado devem optar por esse tipo de investimento, pois oferecem uma boa rentabilidade com mais rapidez e segurança.

Há ainda a opção por investimentos com liquidez diária, que permitem a realização de resgate antecipado e a qualquer momento. Ou, por outro lado, sem liquidez diária, quando a liquidez se realiza somente no vencimento da aplicação.

Neste caso, a rentabilidade é melhor ainda, pois como o Banco tem a garantia de contar com o investimento por um período fixo, é possível conseguir melhores condições e muito mais atrativas com rentabilidades superiores a 100% do CDI.

O Banco Daycoval possui uma estrutura que pode atender a suas necessidades com uma equipe qualificada e ofertando condições diferenciadas em relação à concorrência.

Podemos oferecer taxas atrativas para seus investimentos. Para saber mais, acesse nossa página e aproveite para realizar investimentos adequados a seu perfil de investidor.

>> Saiba mais sobre Investimentos

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!