A educação financeira é uma das principais lacunas na formação do brasileiro.
É um dos assuntos que todo mundo deveria estudar, pois pode ser decisivo na forma como você lida com o dinheiro.
Aprender como organizar os gastos, poupar e entender como investir o seu dinheiro de forma adequada pode contribuir para melhorar a gestão de suas finanças pessoais, tornando sua vida mais equilibrada sob o ponto de vista financeiro.
Saiba que não existe idade mínima ou máxima para começar a entender do assunto. O importante é tomar iniciativa. Pensando nisso, vamos entender a importância da educação financeira.
Ficou interessado? Continue lendo e saiba mais.
O que é educação financeira?
Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico OCDE, educação financeira é o processo pelo qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros. Trata-se de uma ferramenta fundamental para a tomada de decisão, ensinando como atingir objetivos por meio do controle dos gastos e da alocação de recursos.
Importância da Educação Financeira
A educação financeira muda a forma como você se comporta em relação às suas finanças, pois passa a ter conhecimento para tomar melhores decisões com seu dinheiro, evitando ficar endividado. Além de proporcionar uma segurança material, por saber a importância de investir o dinheiro e planejar um futuro com melhor qualidade de vida.
Veja algumas dicas para você se organizar financeiramente.
1- Conheça os seus gastos e tenha em mente o quanto ganha
É importante saber o quanto você pode gastar para não ficar no vermelho.
Organize seu orçamento mensal, anote em uma planilha sua renda mensal e todos os seus gastos (aluguel, luz, água, internet, supermercado, entre outros).
Lembre-se, para que o seu controle seja realmente eficiente, é importante anotar todos os seus gastos para verificar quanto sobra no fim do mês e quanto poderá investir.
2- Estabeleça prioridades
Após organizar o seu orçamento, fica mais fácil identificar para onde está indo o seu dinheiro, se está gastando de maneira consciente. Feito isso, comece então a fazer planos com o seu dinheiro, definindo objetivos de curto, médio e longo prazo de maneira realista. Com esse planejamento e controle financeiro fica mais fácil evitar o desperdício, ajudando a gastar com consciência evitando o endividamento. Afinal não é isso que você quer, não é mesmo?
3- Pague suas dívidas
Negocie e quite suas dívidas, evitando restrições de crédito em seu nome.
Estabeleça um limite de quanto pode pagar, de acordo com sua realidade financeira. Corte gastos desnecessários e volte a ter controle da sua saúde financeira.
4- Invista o seu dinheiro
Garanta uma reserva financeira investindo o seu dinheiro, pois imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Investir proporciona diversos benefícios para você e sua família, como qualidade de vida e ganhos financeiros. Existem opções para diferentes perfis de investidor, inclusive com pouco dinheiro. O mercado oferece alternativas que rendem mais do que a poupança e com segurança.
Conheça as opções de investimento do Banco Daycoval e comece a investir agora, saiba mais!
Conclusão
E então, gostou das dicas? Esperamos que essas informações ajudem você a adquirir novos hábitos e a tomar decisões mais conscientes com seu dinheiro para ter uma vida financeira mais tranquila.
Continue a acompanhar o nosso blog para receber mais dicas. Até a próxima!