Você já ouviu falar que os dados são o “novo petróleo”? Com a economia cada mais digitalizada, em que o mundo sai do off para o online, conhecer o cliente é a receita do sucesso. E os dados são imprescindíveis nesse processo. Por meio de algoritmos, é possível encontrar consumidores específicos para cada produto ou serviço.
A oferta de promoções tende a ser cada vez mais personalizada com o uso de inteligência artificial, a partir da análise de hábitos e valores das pessoas. Sendo assim, ter acesso aos dados pessoais, com perfis socioeconômicos facilitados pelo próprio usuário, é um verdadeiro tesouro.
Mas como fica a privacidade do cliente em meio a essa corrida pelos dados? A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) chega para nortear as empresas em tudo que se refere à captação, armazenamento, uso e compartilhamento desses dados, criando um equilíbrio entre os interesses das empresas e a privacidade dos usuários. Neste artigo, você encontrará tudo sobre a LGPD e seus impactos na rotina das empresas. Boa leitura!
Sumário
ToggleO que é LGPD?
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é um conjunto de regras que tem por objetivo garantir a privacidade de dados pessoais e permitir um controle maior sobre o que é coletado, armazenado, compartilhado e tratado, bem como com qual finalidade é usado. De maneira geral, a LGPD dispõe sobre a responsabilidade das empresas quanto a essas questões e traz aos clientes a tranquilidade de que suas informações serão manipuladas de forma segura e transparente.
A LGPD estabelece dois segmentos: os dados pessoais e os dados pessoais sensíveis. No primeiro estão informações gerais, como nome, RG e CPF. No segundo, estão questões como etnia e identidade racial, orientação sexual, religiosa, posicionamentos políticos, históricos de saúde, entre outros. Essas características são classificadas como sensíveis, pois podem vir a ser usadas para obtenção de vantagem financeira ou discriminação.
Em vigor no Brasil desde setembro de 2020, o cumprimento da LGPD é fiscalizado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
O que muda para as empresas?
Como a maioria das empresas lida com algum tipo de informação do cliente, a LGPD terá impacto na maior parte dos negócios. A lei cria diversas regras para o tratamento dos dados, o que implica na necessidade de revisar contratos, procedimentos e sistemas com a finalidade de obter as devidas autorizações dos usuários e para que os dados sejam manipulados da forma correta.
Com a LGPD em vigor, as empresas já estão sujeitas a pedidos de informações, correções e exclusões dos titulares de dados pessoais e de entidades fiscalizadoras. Dessa forma, é fundamental se adequar à nova legislação o quanto antes e contar com uma política de privacidade, tanto interna quanto externa. Além disso, é importante realizar o treinamento de funcionários, a adequação de contratos com fornecedores e parceiros, além de capacitar profissionais para cuidar dos dados e monitorar como eles serão manuseados.
Consequências para quem descumprir a LGPD?
A partir de agosto de 2021, entram em vigor as sanções para as empresas e instituições que descumprirem os dispositivos da lei. As multas estabelecidas pela legislação começam em 2% do faturamento das empresas ou conglomerados até o limite de R$ 50 milhões.
Contudo, mais do que uma forma de evitar multas, a adequação à LGPD é um compromisso das empresas com seus usuários, garantindo a eles privacidade e transparência sobre o uso dos dados.
Invista em segurança e transparência
Um ponto importante dessa lei diz respeito à segurança. Sempre que uma base de dados for invadida por hackers e os dados das pessoas forem expostos, as organizações devem informar aos seus usuários para protegê-los da ação de criminosos. Portanto, investir em cibersegurança é essencial, tanto para proteção quanto para responder a ataques aos sistemas.
A LGPD trará grandes mudanças, com impactos positivos e muito necessários. Passa a ser fundamental administrar os dados de maneira transparente, clara e responsável. Como resultado, haverá maior exigência por segurança e assertividade. Saem na frente as empresas que atuam de forma idônea e que contam com tecnologia para tratar os dados com segurança e responsabilidade. Para saber todos os detalhes da lei, clique aqui