Onde investir em junho de 2024? Produtos recomendados para cada perfil

Você já sabe quais são as melhores opções para você investir no mês de junho? Antes, vamos fazer uma breve análise do cenário econômico.

Cenário macroeconômico de junho

Em relação aos juros da economia norte-americana, há uma postura mais cautelosa por parte do Fed, que é o Banco Central Norte-Americano. Por lá, é bem possível que esse atual patamar de taxa de juros se estenda por mais tempo. Na visão do Daycoval, existe a possibilidade de um corte nessa taxa, mas somente a partir do quarto trimestre deste ano.

E embora não haja uma relação direta entre a política monetária local e a internacional, aqui no Brasil, nós estamos percebendo uma depreciação do câmbio e dados inflacionários um pouco maiores. Então, no nosso ambiente local, nós imaginamos também que o ritmo, essa velocidade de queda de juros, também será menor.

Na última decisão do Copom, a taxa Selic caiu 0,25%, chegando a 10,5% ao ano. Na reunião, a situação ficou um pouco dividida entre o comitê e existe essa perspectiva de como será esse plano de voo, principalmente quando acontecer uma mudança de cadeira dentro do Banco Central.

Sendo assim, a nossa expectativa para a Selic, até o final do ano, é uma redução da taxa de até 10% ao ano, somente. Com isso, continuamos com boas perspectivas nos investimentos de renda fixa.

Ganho real nos investimentos

O ganho real é a ação de descontar a taxa de juros da inflação. Muitas vezes, os investidores observam apenas a taxa de juros, se é 110% do CDI, se a taxa prefixada está alta ou baixa, e esquecem um ponto essencial: a inflação. Por isso, precisamos colocar o ganho real na ponta do lápis.

Analisando a pesquisa Focus de fevereiro de 2023, a expectativa da taxa Selic era 12,75% ao ano, com inflação de 5,79%. Na última pesquisa Focus, em 31/05, a expectativa da taxa Selic é de 10,25% com inflação de 3,88%.

Analisando isso, se descontarmos um índice do outro, nos dois períodos o ganho real está próximo de 6% com uma taxa de juros bem diferente. Por isso, o ganho real precisa estar na conta dos retornos das carteiras.

Recomendação para o mês de junho

Perfil conservador

Para o perfil conservador, no Daycoval, atuamos com uma carteira com tenha três classes de ativos, sendo divididos entre: pós-fixados, atrelados ao IPCA e prefixados.

Quando falamos em ativos pós fixados, uma opção ofertada pelo Daycoval é o Fundo Daycoval Classic RF Crédito Privado. Com mais de 15 anos de performance, o fundo obteve nos últimos seis meses em torno de 120% do CDI.

Para a parcela de renda fixa, um produto indicado é o CDB Daycoval 110% do CDI. Uma excelente oportunidade para colocar o dinheiro da reserva de emergência ou de oportunidade.

Outras opções de CDBs recomendados:

  • CDB Daycoval Prefixado 2 anos a 12,50% a.a
  • CDB Daycoval Prefixado 3 anos a 13% a.a
  • CDB Daycoval Pré IPCA + 7,5% a.a 2 anos

Para investidores que gostam de estratégias de produtos isentos, temos a curadoria da renda fixa crédito privado, o CRI, da Cyrela, pagando uma taxa de 100% líquido de imposto. A Cyrela é líder de mercado no segmento de alto padrão de incorporação e construção. E ainda tem pagamento semestral para o investidor.

Perfil moderado

Para o investidor de perfil moderado, também podemos trabalhar com estratégias voltadas para a renda passiva. 

Aos investidores que preferem investir em imóveis, a estratégia de fundos imobiliários do Daycoval procura oferecer um retorno acima da média, sendo dividida em cinco ativos de fundos de papel de diversas empresas:

  • KNCR11 20%
  • KNIP11 20%
  • GARE11 20%
  • KDIF11 20%
  • CDII11 20%

É renda passiva com consistência e fundos de baixa volatilidade.

E para os investidores que gostam de incrementar a carteira com fundos multimercados, é importante optar por uma estratégia de uma boa gestora, como é o caso da Absolute. Com gestão de Fabiano Rios, o fundo Absolute Vertex II FIC FIM trabalha com oportunidades em diversos mercados, tanto juros, câmbio, bolsa, mercado local e internacional, procurando trazer, no longo prazo, retornos acima do CDI.

Implementar esse tipo de estratégia faz com que, no longo prazo, as carteiras se descolem bastante do CDI e tenha ganho real bastante significativo.

Perfil arrojado

O investidor arrojado também pode optar pela classe de fundos multimercados. Nesse caso, o fundo Armor Axe FICFI Multimercado, com gestão do Alfredo Menezes, opera com a estratégia de trading para gerar alpha.

E o que é gerar alpha? Gerar alpha é trazer retorno acima do que você estava esperando nesse tipo de estratégia.

No fundo Armor, a gente tem multimercado com a estratégia trading, operando com mais velocidade nos mercados locais e internacionais, em câmbios, em juros e em bolsa. Ele é fundo que é diferente do Absolut Vertex, por isso é possível fazer uma estratégia complementar, já que ele é mais táctico.  

Ativos Internacionais

Muitos investidores criam estratégias de uma carteira internacional apenas em momentos políticos, mas a parcela internacional precisa estar sempre presente. Aqui no Daycoval, temos a estratégia do fundo Daycoval FIA BDR Nível I, que oferece oportunidade de investimento em renda variável internacional, através de um fundo com mais de 140 empresas do mercado internacional de setores como tecnologia, consumo, finanças e comunicação.

Dessa forma, o investidor pode fazer um investimento internacional sem a necessidade de criar uma conta no exterior, além de ter a oportunidade de dolarizar a carteira com a exposição ao câmbio, que também é importante como um head pra carteira.

Já para investidores que preferem não ter essa exposição no mercado de renda variável internacional, o Daycoval também oferece opções na renda fixa. Já imaginou investir em títulos norte-americanos por meio de um fundo? É isso que a estratégia do fundo Oaktree Global Credit BRL FIC FIM IE faz, é renda fixa internacional, que oferece oportunidade de diversificação.

Se você ainda não tem a sua conta no Daycoval Investe, essa é a hora! Tenha acesso a todas essas opções de produtos e muitos outros!

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


      Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


      Obrigado por se inscrever!

        Ei! Espera um minutinho, por favor!

        Inscreva-se no Blog Daycoval para receber as nossas novidades, dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


        Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


        Obrigado por se inscrever!