Categorias

Saque-aniversário FGTS: o que é e quando vale a pena utilizar

Você sabia que os trabalhadores com saldo de FGTS agora podem realizar saques anuais das suas contas do fundo? É verdade!  Trata-se da modalidade de saque-aniversário do FGTS, quando o Trabalhador faz a opção de sacar anualmente parte do valor disponível no FGTS, no mês do seu aniversário. Mas se por um lado trata-se da antecipação de um recurso que costuma ficar parado em uma conta com rentabilidade baixa, por outro, a adesão a essa modalidade de saque faz com que o trabalhador deixe de ter o direito a sacar o saldo do FGTS em caso de demissão sem justa causa, passando à sacar anualmente de acordo com as regras do saque-aniversário.

Os demais direitos rescisórios como a multa de 40% devida, férias proporcionais, etc., permanecem preservados e o trabalhador receberá normalmente.

Por isso, antes de optar pelo saque-aniversário, o Banco Daycoval recomenda aos trabalhadores que façam uma análise criteriosa: avaliem a estabilidade de emprego, qual o saldo disponível, se possuem dívidas ou algum planejamento para uso do saldo no caso de desemprego. Tudo isso deve ser levado em consideração.

O que é saque-aniversário do FGTS?

É uma modalidade que permite ao trabalhador sacar parte do saldo do seu FGTS, anualmente, no mês do seu aniversário. Os saques podem ser feitos sobre saldos de contas ativas e inativas (vínculos empregatícios anteriores).

Quem pode aderir ao saque-aniversário do FGTS?

Desde janeiro de 2020, todos os trabalhadores que possuam saldo em sua conta do FGTS podem fazer a opção pelo saque-aniversário. Os aposentados que contam com esses recursos no FGTS também podem fazer essa escolha.

Vale a pena aderir ao saque-aniversário do FGTS?

Conforme descrevemos acima, antes de adquirir, é preciso considerar diferentes variáveis. Lembre-se que ao acessar anualmente parte do seu FGTS, em caso de demissão você não poderá sacar o saldo. Outro aspecto importante a considerar é a proximidade com a aposentadoria, pois o FGTS é liberado na íntegra quando o trabalhador se aposenta.

Para quem tem outros planos, como comprar um imóvel, o indicado é deixar o dinheiro na conta do FGTS reservado para isso. Agora, se você já é um poupador e sabe como fazer o dinheiro render mais, a opção pelo saque-aniversário pode ser interessante para buscar investimentos diversificados com maior rentabilidade que a conta do fundo proporciona.

Para trabalhadores recém-chegados ao mercado formal de trabalho essa pode ser uma boa opção. Sem um grande saldo no FGTS, os interessados podem fazer a retirada do percentual disponível para saque e buscar por investimentos mais rentáveis.

Como consultar o saldo e optar pelo saque-aniversário?

Tanto a consulta do saldo da sua conta do FGTS quanto a opção pelo saque-aniversário, deve ser feita no aplicativo do FGTS. Lembrando que se você mudar de ideia e quiser voltar à modalidade de saque em caso de rescisão, basta fazer isso no mesmo aplicativo e cumprir os prazos de carência estabelecidos.

Posso resgatar o valor integral do meu saldo do FGTS?

Não. O valor do saque é determinado pela tabela abaixo, publicada pelo Governo Federal, e varia de acordo com o saldo total do FGTS do Trabalhador:

\"\"

Posso antecipar o saque-aniversário do FGTS?

Sim. Os trabalhadores que fizeram a opção pelo saque-aniversário do FGTS podem procurar um banco credenciado e avaliar a possibilidade de antecipação do recurso. O Banco Daycoval oferece essa modalidade de empréstimo, dando aos trabalhadores a oportunidade de antecipar o saque de até seis aniversários. Assim, o Trabalhador não precisa esperar ser demitido ou chegar o mês de seu aniversário para ter acesso aos valores. Com a antecipação, o Daycoval oferece esses recursos aos interessados antes mesmo dessa data.

A taxa do Daycoval para essa modalidade será de até 2,04% ao mês.

Para aderir a modalidade de saque-aniversário e contratar a antecipação, o Trabalhador terá de acessar o Aplicativo do FGTS, com sua senha pessoal e autorizar o Banco Daycoval a consultar o seu saldo.

Diferente de outras modalidades de empréstimo nas quais os pagamentos são mensais, neste caso o valor de FGTS antecipado não onera o orçamento do Trabalhador, pois não há prestação mensal, já que, anualmente, no mês do aniversário do Trabalhador a CEF repassa ao Daycoval o valor antecipado.

Quer saber mais sobre o saque-aniversário do FGTS? Procure um dos especialistas do time Daycoval. Acesse o nosso site.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

    Ei, tá curtindo o nosso Blog?

    Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


    Obrigado por se inscrever!

      Ei! Espera um minutinho, por favor!

      Inscreva-se no Blog Daycoval para receber as nossas novidades, dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


      Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


      Obrigado por se inscrever!