Não sabe como decidir entre Tesouro IPCA ou Selic? Nós podemos ajudar!
Especialmente, porque o Tesouro Direto é uma opção acessível para quem busca rentabilidade atrativa sem expor o seu patrimônio a riscos mais comuns a outros perfis de investidores — como os agressivos.
Por isso, vamos explorar ambos os produtos ao longo deste post e, ao final, você saberá a resposta a partir de uma análise dos seus próprios objetivos e tolerância ao risco. Confira!
Sumário
ToggleO que é o Tesouro IPCA?
O Tesouro IPCA é um título de renda fixa emitido pelo governo federal. Ele tem como principal característica proteger o poder de compra do investidor, pois sua rentabilidade é composta pela variação da inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), acrescida de uma taxa de juros fixa.
Isso significa que, ao manter a aplicação até o vencimento, independentemente da inflação no período, o investidor terá um rendimento real garantido e pode ser, portanto, uma alternativa para quem busca preservar o valor do seu dinheiro ao longo do tempo.
Vantagens
Uma das grandes vantagens do Tesouro IPCA é a proteção contra a inflação, o que garante que seu investimento manterá o poder de compra, mesmo em cenários de alta nos preços.
Além disso, essa modalidade é popularmente considerada para a realização de objetivos de médio e longo prazo — como a aposentadoria —, pois o rendimento fica mais atrativo ao longo do tempo.
Saiba mais: O que é tesouro IPCA+? Saiba se vale a pena ou não investir!
Desvantagens
O principal ponto de atenção com o Tesouro IPCA é sua volatilidade no curto prazo, especialmente quando há variações nas taxas de juros.
Além disso, para resgates antecipados, o investidor pode enfrentar perdas, já que o preço do título pode oscilar negativamente antes do vencimento.
O que é o Tesouro Selic?
O Tesouro Selic tem a sua rentabilidade atrelada à taxa básica de juros da economia, a Selic, o que faz com que seu valor se ajuste diariamente conforme a variação dessa taxa.
É, portanto, um ativo mais indicado para quem busca segurança e facilidade de resgate — e é também uma boa ideia para a composição de reservas de emergência, por exemplo, além de pessoas em busca de uma alternativa de investimento considerada de menor volatilidade.
Vantagens
A maior vantagem do Tesouro Selic é sua alta liquidez. Ou seja: você pode resgatar o dinheiro a qualquer momento sem perder rentabilidade.
Além disso, sua menor volatilidade, o que o torna um excelente investimento para quem busca segurança, principalmente em períodos de queda nos juros.
Desvantagens
O Tesouro Selic, porém, pode ter uma rentabilidade menor quando comparado a outros investimentos em momentos de inflação alta.
Isso porque, ele não protege diretamente contra a perda de poder de compra, sendo mais indicado para quem precisa de um investimento de curto prazo ou com liquidez imediata.
Tesouro IPCA ou Selic: quais as diferenças?
Na escolha entre tesouro Selic ou IPCA, considere o horizonte de investimento e o seu nível de tolerância ao risco. Entenda melhor a partir das diferenças entre ambos os ativos:
Características | Tesouro IPCA | Tesouro Selic |
Rentabilidade | Atrelada ao IPCA + taxa fixa | Atrelada à taxa Selic |
Indicação | Longo prazo e proteção contra a inflação | Reserva de emergência e curto prazo |
Risco | Maior volatilidade no curto prazo | Menor e liquidez imediata |
Proteção contra a inflação | Sim | Não |
Tesouro Selic ou IPCA: como escolher a melhor opção?
A escolha entre Tesouro Selic ou Tesouro IPCA deve considerar seus objetivos financeiros.
Por exemplo: se você deseja um investimento de longo prazo, especialmente para garantir poder de compra, o Tesouro IPCA pode ser o mais adequado.
Já o Tesouro Selic, é mais indicado para quem busca um investimento de curto prazo, com foco em liquidez e segurança.
Ainda assim, em ambos os casos, avalie seu perfil de investidor para tomar a melhor decisão.
Como investir no Tesouro IPCA ou Selic?
Investir no Tesouro IPCA ou Tesouro Selic é simples e acessível. O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora ou banco que ofereça acesso ao Tesouro Direto, como o Daycoval Investe.
Depois de criar sua conta e transferir recursos, basta falar com um de nossos assessores e escolher o título que melhor se adapta aos seus objetivos: o Tesouro IPCA para proteger-se da inflação ou o Tesouro Selic para investimentos de curto prazo e maior liquidez.
A partir daí, é só definir o valor a ser investido e concluir a compra. Um ponto importante é que esses títulos têm valores acessíveis, o que torna o investimento democrático.
Após a compra, você pode acompanhar seu desempenho pelo portal da corretora e avaliar se o título está atingindo suas metas de retorno. Além disso, a facilidade de resgate antecipado no Tesouro Selic é um benefício importante para quem busca liquidez diária.
Dicas extras
- Avalie as taxas cobradas pela corretora, como a taxa de administração;
- Defina o valor do investimento de acordo com seu planejamento financeiro;
- O Tesouro Direto permite agendar compras periódicas, facilitando a criação de uma rotina de investimentos.
Assim, você garante que está maximizando o rendimento de acordo com seus objetivos financeiros, seja no curto ou longo prazo.
Quer dar esse primeiro passo com a nossa ajuda? Conheça os ativos do Tesouro Direto aqui no Daycoval!
Conclusão
Ao comparar Tesouro Direto Selic ou IPCA, fica claro que ambos têm suas vantagens e pontos de atenção.
Justamente por isso, a escolha entre os dois depende das suas necessidades: o Tesouro IPCA é ideal para quem busca proteção contra a inflação no longo prazo, enquanto o Tesouro Selic é a melhor escolha para curto prazo e liquidez.
Avalie seu perfil de investidor e faça a escolha que mais se adequa aos seus objetivos financeiros. E conte conosco para auxiliar em todas as etapas dessa jornada!