Ciclos econômicos: o que são e como ganhar dinheiro em cada fase

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabe o que são ciclos econômicos e como eles afetam os seus investimentos?

Ciclos econômicos são flutuações na atividade econômica de um país que se alteram em momento de expansão e recessão. Esses são movimentos naturais, mas é preciso saber navegar pelos diferentes mares para não deixar oportunidades na mesa.

Ciclo econômico: expansão

Os momentos de expansão são aqueles em que a economia está aquecida. Com a taxa de juros mais baixa, as empresas podem tomar mais crédito para investir no seu crescimento.

Com o lucro subindo, elas passam a contratar mais funcionários, gerando mais empregos e contribuindo para a renda das famílias, o que faz o consumo também.

Neste cenário de empresas de maior receita, o preço das ações sobe e, por consequência, a bolsa de valores opera em alta, especialmente em setores que se beneficiam do crescimento econômico, como tecnologia e consumo.
O ponto é que o aquecimento da economia, pressionado pelo consumo, pode gerar pressões inflacionárias.

Ciclo econômico: contração

Essas pressões começam a mudar o jogo e levam a um cenário de contração:

Inflação e juros sobem, o que deixa o crédito mais caro e aumenta o índice de inadimplência. Com a dificuldade na rolagem de crédito, o lucro das empresas cai, o desemprego aumenta e o consumo diminui. A Bolsa de Valores começa a cair.

Neste cenário, os investidores começam a buscar por investimentos mais conservadores, como renda fixa, ou em setores mais defensivos, como utilidades e serviços públicos.

O desaquecimento da economia começa a diminuir as pressões inflacionárias, criando um novo cenário de queda de juros e barateamento de crédito, ou seja, de expansão.

Conclusão

Viu como é cíclico? Esses ciclos afetam diretamente as condições de investimento em renda fixa e renda variável.

Em linhas gerais, a expansão é um momento em que a Bolsa de Valores performa bem, mas é preciso estar ciente sobre os riscos inerentes à renda variável.

Já na contração, os juros altos tornam a renda fixa bastante atrativa.

Saber fazer a leitura do cenário econômico é fundamental para o sucesso dos seus investimentos. E pra isso você pode contar com o Daycoval Investe. Abra a sua conta e converse com um dos nossos assessores de investimentos.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

    Ei, tá curtindo o nosso Blog?

    Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


    Obrigado por se inscrever!