
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice que mede a inflação oficial do país, registrou alta de 0,24% em junho. A alta do mês foi puxada principalmente pela energia elétrica, que teve alta de 2,96% no mês.
O resultado representa uma desaceleração na comparação com a inflação de maio, quando a alta foi de 0,26%. No ano, o IPCA acumula alta de 2,99% e, em 12 meses, o avanço é de 5,35%.
Com isso, o país descumpriu a meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3% ao ano, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos — ou seja, pode variar entre 1,5% e 4,5%.
De acordo com a regra da meta contínua, há descumprimento quando a inflação permanece fora do intervalo de tolerância por seis meses consecutivos, o que, de fato, ocorreu de janeiro a junho.

Sumário
ToggleResultado dos grupos do IPCA em junho:
- Habitação: 0,99%
- Artigos de residência: 0,08%;
- Vestuário: 0,75%;
- Transportes: 0,27%;
- Saúde e cuidados pessoais: 0,07%;
- Despesas pessoais: 0,23%;
- Educação: 0,00%;
- Comunicação: 0,11%.
- Alimentação e bebidas: -0,18%
Onde investir para se proteger da inflação?
Com a aceleração da inflação, a recomendação é investir em produtos indexados ao IPCA como uma estratégia para proteger o seu poder de compra, desde que estes estejam de acordo com o seu perfil de investidor.
Se você ainda não possui um produto atrelado à inflação em sua carteira, este é o momento ideal para considerar essa alternativa. Investimentos como debêntures e CDBs indexados à inflação são opções eficazes para este momento. Um exemplo é o CDB Daycoval IPCA + 9,5% – Prazo: 2 anos.
Vale lembrar que a escolha de um investimento deve estar alinhada ao seu perfil de investidor. Além disso, é fundamental manter a diversificação da carteira, considerando ativos que oferecem rentabilidade real positiva e que sejam benéficos em cenários de alta da inflação.
Essa abordagem não apenas diversifica seus ativos, mas também protege seu patrimônio contra a corrosão do poder de compra, proporcionando maior segurança e potencial de rendimento no longo prazo.
Confira opções de títulos para investir neste cenário:
CDB Daycoval IPCA + 9,5% a.a.
- Aplicação mínima de R$ 1.000,00
- Sem limite para aplicação máxima
- Prazo 15/05/2027
CRA M. Dias Branco IPCA + 7,24% (isento de IR)
Taxa: IPCA + 7,24%
Prazo: 17/03/2031*
* Duration: 4,26
* As condições, taxas e produtos podem ser alterados a qualquer momento, sem aviso prévio. Consulte as informações atualizadas em daycoval.com.br
