O Home Equity ou Crédito com Garantia de Imóvel (CGI) é uma ótima opção de crédito para você que tem um imóvel e precisa de dinheiro com juros baixos e um bom prazo para pagar.
Mas aposto que quando você pensa em imóvel como garantia, mil dúvidas surgem na sua cabeça:
O imóvel deixa de ser meu? Eu posso continuar usando? Eu posso perder o imóvel? Estas e outras dúvidas podem aparecer na hora de contratar um empréstimo desta modalidade, mas a gente está aqui para esclarecer todas elas, confira:
Vamos começar deixando bem claro que o imóvel usado como garantia continua sendo seu. O que acontece é um processo de alienação fiduciária que torna o banco coproprietário do imóvel até que a dívida seja quitada.
A alienação fiduciária tem uma lei própria e leva em conta os direitos e deveres do consumidor. Portanto, é um processo seguro e nos termos da lei.
Mesmo enquanto o empréstimo não é quitado, você tem direito à posse e ao uso do imóvel. Isso quer dizer que você pode morar ou alugar sem problemas. Aliás, você pode até vender o imóvel, mas, neste caso, uma parte do valor da venda é direcionada para liquidar a dívida.
Eu posso perder o imóvel?
Perder o imóvel é a última das possibilidades quando o assunto é CGI.
O banco não tem interesse em ficar com o seu bem, mas sim em receber os valores do empréstimo.
Até por isso, os prazos de pagamento nesta modalidade são bem mais longos, podendo a chegar a 240 meses. Assim, você não compromete tanto a sua renda e consegue pagar a dívida com tranquilidade.
Viu como não tem mistério? Com informação e transparência, você aproveita todas as vantagens do Crédito com Garantia de imóvel sem dor de cabeça. Entre no site do Daycoval e faça uma simulação sem compromisso.