Começar a investir é o passo que faltava para dar aquela turbinada na sua grana e fazer as suas metas se tornarem bem mais reais.
Quando você investe, o seu dinheiro se multiplica. É por isso que vamos te explicar como entrar no mundo dos investimentos com o pé direito.
Vamos lá?
Clique aqui e fale com a gente!
Conheças o seu perfil para começar a investir
Pra começar, você vai precisar descobrir qual é o seu perfil de investidor. E é bem fácil fazer isso.
Quando você for abrir a sua conta de investimentos, você vai responder algumas perguntas para ver qual é a sua tolerância a risco.
Aí você vai descobrir se o seu perfil é conservador, moderado ou arrojado. E isso tem tudo a ver com a escolha dos seus investimentos.
Se o seu perfil for conversador, você vai investir mais em aplicações de baixo risco, como as de renda fixa.
O objetivo principal é preservar o seu patrimônio. Alguns exemplos são CDB, Tesouro Direto, LCI e LCA.
Já se o seu perfil for moderado, quer dizer que você preza pela segurança, mas quer buscar retornos mais elevados e aceita arriscar um pouco mais.
Por isso, além dos produtos de renda fixa, você pode investir também em fundos multimercado e ações.
Se esse for o seu caso, a sua carteira vai ter uma parcela maior de ativos de renda variável do que de renda fixa, como ações, câmbio e fundos de renda variável, por exemplo.
Prazo
Além de investir em aplicações que sejam compatíveis com o seu perfil, tem outro ponto muito importante que você precisa levar em consideração: o prazo.
Alguns investimentos têm datas de vencimento específicas. Isso significa que você só consegue resgatar os valores com a rentabilidade acordada na data determinada.
Pensando no seu pote do curto prazo, que você vai usar em dois anos, não adianta crescer o olho em um produto com rentabilidade alta, mas com prazo maior que dois anos. Ele não vai atender à sua necessidade.
E a mesma lógica serve para os outros potes também. É fundamental que os seus investimentos sejam compatíveis com os seus objetivos. Por isso, sempre avalie o risco, a rentabilidade e prazo da aplicação antes de investir.
E se você quiser uma mãozinha para montar a sua carteira e fazer os seus potes encherem mais rápido, você pode contar com um de nossos assessores de investimentos.