Categorias

Como lidar com a volatilidade do mercado de investimentos?

Se existem duas coisas em constante alta nos mercados nesses últimos dias são tensão e ansiedade, dois fatores que podem levar à tomada de decisões precipitadas. Em um mercado de alta volatilidade, essa conduta pode cobrar um preço alto.

“Antes de se movimentar, o investidor deve contemplar a situação de sua carteira como um todo, não somente de uma parcela que tenha sido mais atingida pelas fortes oscilações dos últimos dias”, afirma o diretor da Daycoval Asset Management, Roberto Kropp.

Ele salienta que, se um pedaço da carteira voltado para um investimento de maior risco sofre uma desvalorização mais acentuada agora, isso se deve à condição de mercado, não à qualidade dos ativos. Portanto, se não há urgência em levantar caixa, não há porque materializar essa perda. Deve-se aguardar.

“Essa crise é mais aguda que a de 2008, mas pode não ser tão duradoura”, acrescenta Kropp. Porém, uma característica se repete, na comparação desta crise com anteriores: o mercado brasileiro sempre apresenta volatilidade maior que a de outras praças, o que torna eventuais mudanças de posições ainda mais arriscadas. 

“Se tiver que fazer caixa, o investidor deve avaliar primeiro a venda de ativos nos quais tenha investido diretamente e procurar preservar os fundos”, recomenda o Kropp. “Com gestão profissional, essas aplicações oferecem ferramentas sofisticadas e são capazes de executar estratégias defensivas com uma agilidade inacessível ao investidor comum.”

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!