Risco de estagflação? Impactos das novas tarifas de Trump

Tempo de leitura: 2 minutos

Aqui no Blog do Daycoval, toda segunda-feira, você acompanha os principais acontecimentos do mercado financeiro previstos para a semana e os comentários do nosso analista de investimentos Gabriel Mollo. Confira:

Risco de estagflação com novas tarifas de Trump

Os mercados iniciam a semana com cautela, refletindo as preocupações com as novas tarifas impostas pelo presidente Donald Trump e a expectativa por dados econômicos relevantes nos próximos dias. As novas tarifas, que incluem uma taxa de 25% sobre automóveis importados, devem entrar em vigor na quarta-feira, aumentando as incertezas sobre seus efeitos no comércio global e na política econômica dos EUA.

O risco de estagflação, que significa inflação alta e atividade econômica baixa, podem ser ampliados já que não sabemos ao certo quais serão as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump e nem quais setores serão afetados.

Os analistas acreditam que o presidente irá flexibilizar as tarifas de retaliação chamando para a mesa de negociação os seus parceiros comerciais.

Entretanto, os assessores do governo sugeriram uma tarifa global de 20% que afetaria praticamente todos os parceiros dos EUA, causando uma possível estagflação na economia.

Projeções de inflação e crescimento

No Brasil, o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira trouxe revisões modestas para o cenário econômico, mantendo as projeções de inflação e crescimento relativamente estáveis.

O mercado também acompanha as falas de membros do Banco Central e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em busca de sinais sobre os próximos passos da política monetária e fiscal.

Payroll e outros indicadores americanos

A semana será movimentada nos Estados Unidos, com a divulgação de indicadores que podem influenciar as decisões do Federal Reserve.

Na terça-feira, sai a oferta de empregos JOLTS, seguida pelo relatório ADP na quarta-feira, pedidos de seguro-desemprego na quinta-feira e, na sexta-feira, o Relatório de Emprego (Payroll), o dado mais aguardado da semana.

Caso os números mostrem um mercado de trabalho aquecido, o Fed pode adotar uma postura mais rígida, pressionando os mercados de ações e elevando os rendimentos dos Treasuries.

Conclusão

Para navegar no mercado financeiro com segurança e rentabilidade, conte com a equipe do Daycoval para ajudá-lo.


Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

    Ei, tá curtindo o nosso Blog?

    Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


    Obrigado por se inscrever!