Categorias

As vantagens de investir em um fundo de ações

Os fundos de ações são uma ótima opção para quem quer diversificar o seu portfólio de investimentos com renda variável, mas que não tem conhecimento sobre esse tipo de aplicação ou sente insegurança para iniciar investimentos nesse tipo de ativo.

A maior vantagem de um fundo de investimento é ter um gestor qualificado para selecionar e administrar a carteira de ativos do fundo. Ou seja, há um profissional com bastante preparo técnico para identificar as melhores oportunidades de renda variável transformando suas estratégias em rentabilidade diferenciada para os cotistas (investidores do fundo).

Contar com esses profissionais é uma forma mais simples e eficiente de se investir no mercado acionário, com mais segurança e sem a necessidade de conhecer, com profundidade, o mercado de renda variável.

Neste artigo, vamos apresentar as vantagens de investir em um fundo de ações para que se possa conhecer e avaliar como essa pode ser uma excelente alternativa para os seus recursos na busca de uma rentabilidade diferenciada no médio e longo prazo.

Funcionamento dos fundos de ações

Antes de abordarmos as vantagens de investir em um fundo de ações, é importante entendermos de forma simples e objetiva como funcionam essas modalidades de investimento.

Esses fundos têm a característica de serem geridos por pessoas com alto conhecimento do mercado de ações e que podem assim, pensar nas opções mais atrativas em relação às empresas de capital aberto e ações negociadas em bolsa de valores.

O fundo é composto por ativos que são o seu patrimônio. O gestor está habilitado a efetuar a alocação destes valores diretamente (compra ou venda de ações), sem a participação do investidor para aplicar seus recursos. Porém, os cotistas podem acompanhar a rentabilidade do fundo diariamente.

Gestor profissional

Uma das vantagens de investir em um fundo de ações é exatamente a figura da gestão profissional do fundo.

Essa gestão permite assegurar que as decisões de investimentos sejam as mais adequadas e, portanto, realizadas com base em uma avaliação técnica e baseada na experiência profissional do gestor.

Esses fundos de ações trabalham com uma estrutura de analistas e adotam controles de performance e gestão de riscos bastante sofisticados e ajustados, gerando maiores chances de ganhos efetivos nas operações realizadas.

O foco do gestor na rentabilidade da carteira:

Entre as vantagens de investir em um fundo de ações, encontra-se exatamente a condição de tomada de decisões mais profissionais do que em relação a um investidor individual.

Os gestores não estão envolvidos emocionalmente com os recursos, mas sim com os ganhos que podem obter a partir deles. Isso ocorre, pois faz parte de suas metas profissionais.

Por esta razão, não se deixam influenciar por tensões de mercado e nem tampouco euforias, que podem originar grandes perdas. Assim conseguem ter maiores e melhores resultados dos recursos aplicados.

Maior informação do mercado

Ter acesso à relatórios e informações sobre as empresas, assim como saber sobre tendências e projeções de lucros, é uma das grandes vantagens de investir em um fundo de ações para um investidor que não possui tempo para se dedicar a essas atividades.

Somente quem trabalha com renda variável consegue compreender as tendências, análises gráficas e fundamentalistas, e tomar as decisões mais adequadas de quais ativos devem compor a carteira do fundo, que possuem a probabilidade de maiores retornos.

Um investidor individual, que não possui tempo para se dedicar ao mercado de renda variável, dificilmente possuirá a experiência e expertise para perceber se uma ação está no momento certo de ser comprada.

Buscar diversificação de investimento

Normalmente, uma limitação para o investidor individual é conseguir ampliar sua carteira de ações devido a limitação de seus recursos disponibilizados para investimento neste segmento.

Uma das vantagens de investir em um fundo de ações é que permite uma diversificação maior, justamente por reunir recursos de diversos investidores e, assim, poder oferecer maior diversificação de sua carteira.

Essa diversificação traz ganhos efetivos para o investidor que participa de um fundo de ações.

Praticidade de investimentos em fundo de ações

Investir em um fundo de ações é tão simples quanto investir em qualquer outro tipo de fundo, mas é importante estar atento a prazo de resgate, pois isso varia bastante de um fundo para outro.

Para investir em um fundo de ações é bastante simples, basta acessar o aplicativo ou internet banking e escolher o fundo desejado. Todo o resto é realizado pelo gestor do fundo, deixando que o investidor apenas acompanhe a carteira de ativos selecionados pela gestão e a performance do fundo.

Essa é uma excelente vantagem para quem deseja uma gestão profissional e também mais simplicidade e segurança para realizar o investimento em renda variável.

Conclusão sobre as vantagens de investir em um fundo de ações

Muitas são as vantagens de investir em um fundo de ações, por essa razão destacamos as principais neste artigo. Uma outra maneira de investir em ações é realizar investimentos sem uma assessoria, estudando o mercado. Porém, será necessário que o investidor dedique um tempo maior para aprender todas as características e variáveis do mercado acionário, para poder realizar uma boa leitura do cenário e comprar as ações mais promissoras e com maiores probabilidades de valorizações e retornos.

O Banco Daycoval possui uma equipe de assessores qualificados e com expertise para lhe auxiliar em seus investimentos, inclusive em fundos de ações com boa rentabilidade histórica. Acesse nossa página e confira todas as nossas opções.

Deixe seu comentário sobre esse texto e nos ajude a oferecer sempre o conteúdo que mais deseja.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!