CDB com liquidez diária: por que todo mundo deveria ter na carteira?

educação-financeira-familiar

Escolher os ativos ideais para compor uma carteira de investimentos é quase uma ciência. Para chegar a uma boa composição, é necessário considerar diversos fatores, como o cenário macroeconômico, o perfil de investidor, os objetivos e até mesmo os sonhos do dono da carteira. Mas o que o CDB com liquidez diária tem a ver com isso?

Acontece que existem alguns ativos que são os “must have” do momento, ou seja, que todo mundo deveria ter na carteira para aproveitar a oportunidade de conquistar uma boa rentabilidade.

Mas antes, vamos relembrar o que é um CDB. Confira a explicação da nossa economista e analista de investimentos, Larissa Gomes:

Com a taxa Selic alta, o CDB com liquidez diária é, sem dúvida, um desses produtos. Quer saber por que? Neste artigo, vamos explicar os motivos pelos quais todo mundo deveria ter um CDB com liquidez diária na carteira de investimentos, além de detalhar como funciona esse título. Boa leitura!

Conheça os nossos produtos de renda fixa:

O que é um CDB com liquidez diária?

Antes de mais nada, vamos entender o que é um CDB com liquidez diária. A sigla CDB significa Certificado de Depósito Bancário. Esse título é emitido pelos bancos com o objetivo de captar recursos para suas atividades.

Quem investe em CDB, na prática, está emprestando o dinheiro para a instituição em troca de juros. Mais à frente, veremos como essa remuneração é definida.

Já a parte da liquidez diária quer dizer que você pode resgatar seu dinheiro a qualquer momento, sem a obrigação de esperar um prazo mínimo para isso. Ou seja, se você precisar do seu dinheiro de volta, basta solicitar o resgate e o valor será devolvido em sua conta no mesmo dia ou no próximo dia útil.

Quanto rende um CDB com liquidez diária?

A liquidez diária não interfere diretamente na rentabilidade do CDB. Teoricamente, ela funciona igual a de qualquer outro CDB, que pode ser prefixado, pós-fixado ou híbrido.

CDB pós-fixado 

A taxa de rentabilidade é atrelada a um indexador econômico, como IPCA, Selic ou CDI. Nesta modalidade, o emissor paga um percentual do índice de referência utilizado, como, por exemplo, 107% do CDI.

CDB prefixado

A rentabilidade é fixa e é possível calcular o retorno exato antes mesmo de investir. O emissor oferece uma taxa previamente combinada, como 10% ano, e no vencimento do título, você resgata o valor combinado.

CDB híbrido 

Tem uma parte da rentabilidade prefixada e outra pós-fixada, atrelando parte da rentabilidade a um indexador e outra a uma porcentagem fixa.

Do ponto de vista da rentabilidade, o que pode ser diferente em um CDB com liquidez diária é que a taxa oferecida costuma ser menor em relação a um CDB com carência maior, de um ou dois anos, por exemplo.

Outro fator que também pode impactar o retorno de um CDB com liquidez diária é a tributação. Isso porque a tabela do IR para este tipo de título é regressiva. Assim, ainda que você possa resgatar a sua aplicação a qualquer momento, quanto antes você tirar o dinheiro, maior será o imposto pago. Então, fique de olho na tabela abaixo para não ser pego de surpresa:

 

 

Tabela Imposto de Renda CDB

Dias investidosAlíquota
Até 180 dias22,5%
De 181 a 360 dias20%
De 361 a 720 dias17,5%
A partir de 721 dias15%

Por que o CDB com liquidez diária é uma boa opção?

Um dos aspectos mais relevantes na hora de analisar uma opção de investimento é a flexibilidade para resgatar o dinheiro aplicado caso necessário.

Levando em conta que até os investidores mais experientes precisam ter uma parte do seu patrimônio destinada à reserva de emergência, uma aplicação com liquidez diária na carteira é algo indispensável.

Se além da liquidez esse produto oferecer também segurança e boa rentabilidade, melhor ainda. E é aí que entra o destaque do CDB. Abaixo, listamos os principais motivos que fazem este ser um dos melhores investimentos para se ter em carteira.

Rentabilidade

Com a taxa Selic alta, é possível encontrar CDBs com rentabilidade superior a 100% do CDI, o que significa que o seu dinheiro estará rendendo mais do que o dobro da taxa da poupança.

Aqui no Daycoval, você pode investir no CDB DAYCOVAL 107% CDI* com liquidez diária e obter uma ótima rentabilidade com segurança e liquidez. Invista agora

Baixo risco

Os CDBs são investimentos seguros, já que são protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito  (FGC), que garante o valor investido até o limite de R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira. Isso significa que, mesmo que o banco emissor do CDB tenha algum problema, o seu dinheiro estará seguro.

Flexibilidade

A liquidez diária do CDB permite que você resgate o seu dinheiro a qualquer momento, sem precisar esperar um prazo mínimo para isso, o que é perfeito para a reserva de emergência.

Diversificação

Ter um CDB com liquidez diária na carteira de investimentos é uma forma de diversificar o seu portfólio e reduzir o risco de perdas.

Acesso fácil

Investir em CDB com liquidez diária é fácil e acessível para qualquer pessoa. Você pode fazer isso diretamente pelo seu banco e não é necessário ter um grande volume de recursos para começar.

Como escolher um bom CDB?

Para escolher um bom CDB com liquidez diária é importante prestar atenção a alguns detalhes. Veja algumas dicas:

Analise a rentabilidade

A rentabilidade é um dos principais fatores a serem considerados na hora de escolher um CDB com liquidez diária. Verifique a taxa de juros oferecida pelo banco emissor do CDB e compare com outras opções disponíveis no mercado. Lembre-se de que a rentabilidade pode variar de acordo com o prazo do investimento e com o valor investido.

Observe o prazo

Embora o CDB com liquidez diária permita o resgate a qualquer momento, é importante verificar o prazo de vencimento do título. Isso porque a rentabilidade pode ser maior quanto mais longo for o prazo do investimento.

Confira a reputação do banco emissor

Por fim, é importante verificar a reputação do banco emissor do CDB. Dê preferência a instituições financeiras sólidas e bem estabelecidas no mercado, que ofereçam segurança e confiabilidade aos seus investidores, como é o caso do Daycoval.

Viu como não faltam motivos para ter um CDB com liquidez diária na sua carteira? Ainda mais se for um título seguro e rentável como o CDB DAYCOVAL 107% CDI* com liquidez diária.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!