Categorias

O que é liquidez diária e quando vale a pena investir?

Para quem investe, a rentabilidade é sempre um fator muito importante na hora de escolher uma aplicação. Mas ele não é o único. É preciso analisar uma série de características do produto para identificar o que mais se adequa aos seus objetivos, inclusive a liquidez.

A liquidez do investimento é um desses pontos que devem ser considerados. Afinal, de que adianta ganhar rios de dinheiros em 10 anos, se você precisa do recurso em apenas 2, por exemplo?

Neste artigo, você vai entender melhor o conceito de liquidez, as opções de investimento com liquidez diária e o que considerar na hora de escolher o prazo do investimento. Boa leitura!

O que é liquidez?

A liquidez do investimento é a capacidade de uma aplicação se transformar em dinheiro na conta. Quanto mais rápido isso puder ser feito, maior a liquidez do investimento. 

Geralmente, a liquidez é indicada pela sigla “D+” seguida pelo número de dias úteis necessários para o dinheiro cair na sua conta.

Confira alguns termos específicos para você ficar atento na hora de identificar a liquidez de um investimento:

  • Liquidez imediata ou D+0 – Você recebe o dinheiro no momento do resgate.
  • Liquidez diária ou D+1 – Você recebe o dinheiro no dia útil seguinte à solicitação.
  • Liquidez no vencimento – Você só recebe o dinheiro no dia do vencimento do investimento.
  • D + 30 – Você recebe o dinheiro 30 dias após a solicitação de resgate.

As informações sobre a liquidez do investimento ficam disponíveis na plataforma onde é feita a aplicação, como a plataforma de investimento do Daycoval.

O que é liquidez diária?

Em investimentos com liquidez diária, não é necessário esperar o vencimento do título para solicitar o resgate. Essa flexibilidade é muito valorizada para certos perfis e objetivos de investimento.

Se você pretende utilizar o dinheiro da aplicação no curto prazo ou formar uma reserva de emergência , a liquidez diária é um requisito essencial para o seu investimento.

Tipos de investimentos

Agora que você já sabe como funciona a liquidez diária, é hora de descobrir os investimentos que apresentam essa possibilidade. Confira a seguir:

CDB

O CDB é um título de renda fixa emitido por bancos com o objetivo de captar recursos. Ao comprar o título, você empresta dinheiro para o banco e recebe juros, que é a rentabilidade do seu investimento.

Qualquer pessoa pode investir em CDB e é possível encontrar esses títulos em bancos dos mais variados portes. Em linhas gerais, bancos menores oferecem taxas mais atrativas e com total segurança.

Por sinal, segurança é uma das principais características desse tipo de investimento, já que conta com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos, o FGC. Esta entidade protege até o limite de R$ 250 mil por CPF investidos em CDB em cada instituição financeira, com teto de R$ 1 milhão em 4 anos.

Existem CDBs com prazos longos, de até 5 anos, mas também é possível encontrar opções com liquidez diária, em que o resgate pode ser feito a qualquer momento, independentemente do prazo de vencimento.

Tesouro Selic

Este é um título emitido pelo governo e sua rentabilidade está atrelada à Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. Os recursos captados são utilizados para o desenvolvimento da educação, saúde e infraestrutura do país. A liquidez desse título também é diária.

Fundos de investimento

Fundos de investimento são um tipo de aplicação coletiva, ou seja, várias pessoas se unem para investir em um mesmo fundo e um profissional faz a gestão dos recursos. Existem fundos de renda fixa, multimercados, ações e câmbio, com diferentes tipos de vencimento, inclusive com liquidez diária.

Impostos

A liquidez diária pode ser uma ótima aliada dos investidores por conta da flexibilidade. Entretanto, o fato de você poder resgatar o dinheiro a qualquer momento não significa que você terá o melhor rendimento.

Isso porque a incidência de impostos em títulos como o CDB varia de acordo com o tempo de aplicação. O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), por exemplo, é cobrado em caso de resgate em menos de 30 dias e afeta bastante a rentabilidade.

Já o Imposto de Renda (IR), é cobrado a qualquer momento, mas a tabela é regressiva. Veja a tabela abaixo:

\"\"

Por que investir com liquidez diária?

Como vimos, a liquidez diária é um ótimo recurso para quem precisa do retorno do investimento no curto prazo. Mas existe uma situação onde ela é imprescindível: a reserva de emergência.

A reserva de emergência é um recurso que deve ser formado antes mesmo de você começar a investir. E isso vale para qualquer perfil investidor. Afinal, imprevistos acontecem com todos e é justamente para arcar com despesas inesperadas que a reserva serve.

A recomendação é que ela seja equivalente a pelo menos 6 meses do seu custo de vida. Caso a reserva de emergência não esteja em uma aplicação com liquidez diária, você perde a agilidade necessária para resgatar o recurso e utilizar em uma emergência.

Liquidez x rentabilidade x risco

A escolha de um investimento, para ser acertada, precisa ser feita em linha com os seus objetivos. E isso significa analisar e equilibrar 3 pontos: liquidez, rentabilidade e risco. E todos esses elementos estão interligados.

Nessa relação, podemos dizer, de modo geral, que quanto maior o risco e menor a liquidez de um investimento, mais rentável ele será. O inverso também é verdadeiro.

Por isso, tenha metas bem definidas para os seus ganhos e leve em conta o tempo de que pode dispor e o risco que pode correr para alcança-las.

Por exemplo, se você optar por investir em um título de uma instituição pouco sólida, você pode conseguir uma alta rentabilidade, mas também terá mais risco.

Invariavelmente, se você optar um título com liquidez diária, você terá uma rentabilidade menor em comparação a um investimento com prazo de 5 anos. Mas se a disponibilidade for necessária, vale a pena abrir mão da rentabilidade mais alta.

Viu como tudo está relacionado aos seus objetivos? E os nossos especialistas em investimentos estão à disposição para te ajudar a montar a carteira ideal para você. Abra a sua conta e comece a investir com o nosso time!

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!