O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice que mede a inflação oficial do país, registrou alta de 1,31% em fevereiro.
Vale destacar que essa é a maior taxa para a inflação em fevereiro desde 2003 e o maior patamar do IPCA desde 2022, quando os preços aumentaram 1,62%.
A elevação foi influenciada principalmente pelo aumento nos preços de energia elétrica residencial, com alta de 16,80%, uma consequência da normalização nas contas de luz do mês.
Outro destaque foi a alta de 4,70% no setor de Educação, puxada, principalmente pelo reajuste nas mensalidades escolares.
A inflação acumulada do ano é de 1,48% e, nos últimos 12 meses, de 4,87%.
Sumário
ToggleResultado dos grupos do IPCA em fevereiro:
- Alimentação e bebidas: 0,70%;
- Habitação: 4,44%;
- Artigos de residência: 0,44%;
- Vestuário: 0,00%;
- Transportes: 0,61%;
- Saúde e cuidados pessoais: 0,49%;
- Despesas pessoais: 0,13%;
- Educação: 4,70%;
- Comunicação: 0,17%.
Onde investir com a aceleração da inflação?
Com a aceleração da inflação, a recomendação é investir em produtos indexados ao IPCA como uma estratégia para proteger o seu poder de compra, desde que estes estejam de acordo com o seu perfil de investidor.
Se você ainda não possui um produto atrelado à inflação em sua carteira, este é o momento ideal para considerar essa alternativa. Investimentos como debêntures e CDBs indexados à inflação são opções eficazes para este momento. Um exemplo é o CDB Daycoval IPCA + 8,5%.
Vale lembrar que a escolha de um investimento deve estar alinhada ao seu perfil de investidor. Além disso, é fundamental manter a diversificação da carteira, considerando ativos que oferecem rentabilidade real positiva e que sejam benéficos em cenários de alta da inflação.
Essa abordagem não apenas diversifica seus ativos, mas também protege seu patrimônio contra a corrosão do poder de compra, proporcionando maior segurança e potencial de rendimento no longo prazo.
Confira títulos para investir neste cenário:
CDB Daycoval IPCA + 8,5% a.a
- Aplicação mínima: R$ 1.000,00
- Prazo: 15/05/2027
- Valor de aplicação limitado à 1MM por CPF
Debênture Eletrobras IPCA + 7,25%*
- Ativo: DEB ELET14
- Prazo: 15/09/2031 (duração 4,59 anos)
- Isento de IR
*A taxa pode variar diariamente. Consulte as condições e a disponibilidade.
Este material, foi elaborado pelo Banco Daycoval S.A (“Daycoval”), no âmbito de consulta de interesse em investir em Produtos de Crédito Privado (CRA, CRI, Debêntures). Produto de crédito Privado, como debêntures e certificados de recebíveis imobiliários e do agronegócio não constam com garantia ordinária do Fundo Garantidor de Crédito (“FGC”). O instrumento de crédito privado apresentado neste material pode não ser adequados para todos os investidores. Para fins de verificação da adequação do perfil do investidor aos serviços e produtos de investimento oferecidos pelo Banco Daycoval, é utilizado a metodologia de adequação por produto, nos termos das Regras e Procedimentos ANBIMA e do Código ANBIMA de Distribuição de Produtos de Investimento. Esta mensagem, incluindo os seus anexos, contém informações confidenciais destinadas a indivíduo e propósito específicos, sendo protegida por lei. Este documento tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser considerado como sendo solicitação de compra ou venda, oferta, análise ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. A rentabilidade obtida no passado, não representa garantia de resultados futuros. O Daycoval não se responsabiliza por quaisquer decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou de seu conteúdo. Central de Atendimento ao Cliente 0300 111 0500. SAC 0800 775 0500. A ouvidoria do Daycoval tem como objetivo atuar de forma independente e imparcial na mediação entre o Banco Daycoval, os clientes e os usuários de seus produtos e serviços e pode ser contatada por meio do telefone: 0800 777 0900.