IPCA sobe 0,26% em maio, puxado pela energia elétrica. Como ficam os investimentos?

Tempo de leitura: 2 minutos
ipca-maio-2025

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice que mede a inflação oficial do país, registrou alta de 0,26% em maio.
O resultado representa uma desaceleração na comparação com a inflação de abril, quando a alta foi de 0,43%. No ano, o IPCA acumula alta de 2,75% e, em 12 meses, o avanço é de 5,32%.

A alta do mês foi puxada principalmente pelo Grupo de Habitação, devido especialmente ao avanço no preço da energia elétrica residencial, que subiu 3,62% com a bandeira amarela.  

Resultado dos grupos do IPCA em maio:

  • Alimentação e bebidas: 0,17%;
  • Habitação: 1,19%;
  • Artigos de residência: -0,27%;
  • Vestuário: 0,41%;
  • Transportes: -0,37%;
  • Saúde e cuidados pessoais: 0,54%;
  • Despesas pessoais: 0,35%;
  • Educação: 0,05%;
  • Comunicação: 0,07%.

Onde investir para se proteger da inflação?

Com a aceleração da inflação, a recomendação é investir em produtos indexados ao IPCA como uma estratégia para proteger o seu poder de compra, desde que estes estejam de acordo com o seu perfil de investidor.

Se você ainda não possui um produto atrelado à inflação em sua carteira, este é o momento ideal para considerar essa alternativa. Investimentos como debêntures e CDBs indexados à inflação são opções eficazes para este momento. Um exemplo é o CDB Daycoval IPCA + 8,5% – Prazo: 2 anos.

Vale lembrar que a escolha de um investimento deve estar alinhada ao seu perfil de investidor. Além disso, é fundamental manter a diversificação da carteira, considerando ativos que oferecem rentabilidade real positiva e que sejam benéficos em cenários de alta da inflação.

Essa abordagem não apenas diversifica seus ativos, mas também protege seu patrimônio contra a corrosão do poder de compra, proporcionando maior segurança e potencial de rendimento no longo prazo.

Confira opções de títulos para investir neste cenário:

CDB Daycoval IPCA + 8,5% a.a.

  • Aplicação mínima: R$ 1.000,00
  • Prazo: 15/05/2027

CDB Banco Pan IPCA + 9,20% a.a.

  • Aplicação mínima: R$ 5.000,00
  • Prazo: 1 ano

CRI Votorantim IPCA + 7,07% a.a.

  • Isento de IR
  • Prazo: 18/12/2029*
  • Duration: 3,25

*O Banco Daycoval se reserva o direito de alterar taxas, prazos e emissores a qualquer momento, sem necessidade de aviso prévio. Entre em contato para consultar as condições vigentes.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

    Ei, tá curtindo o nosso Blog?

    Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


    Obrigado por se inscrever!