Segundo dados divulgados nesta terça-feira, 11 de junho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o indicador de inflação oficial do país, fechou o mês de maio em 0,46%.
O número registrado é superior às expectativas do mercado, que esperava uma alta de 0,42%. No ano, a inflação já apresenta alta de 2,27% e, em 12 meses, o avanço é de 3,93%.
A alta foi puxada, principalmente, pelo grupo de Alimentação e Bebidas, que subiu 0,62% na comparação com o mês anterior, com destaque para os tubérculos, raízes e legumes, especialmente a batata, que saltou 20,61% em um mês.
Sumário
ToggleResultados do IPCA por grupos:
- Alimentação e bebidas: 0,62%
- Habitação: 0,67%
- Artigos de residência: -0,53%
- Vestuário: 0,50%
- Transportes: 0,44%
- Saúde e cuidados pessoais: 0,69%
- Despesas pessoais: 0,22%
- Educação: 0,09%
- Comunicação: 0,14%
O que esperar?
O resultado do IPCA demonstra uma aceleração nos preços, indicando uma pressão inflacionária mais intensa neste período.
A expectativa para o IPCA em 2024 foi ajustada de 3,88% para 3,90%, sugerindo uma perspectiva de inflação um pouco acima da meta estabelecida.
Esses dados ressaltam a importância de monitorar os indicadores econômicos e suas implicações para o mercado e os consumidores.
A alta do IPCA pode impactar diversas áreas da economia, desde a taxa de juros até o poder de compra das famílias.
Recomendações de investimento em cenário de alta do IPCA
Em um cenário de alta inflacionária, como o que estamos observando, é crucial que os investidores busquem estratégias para proteger seus investimentos e manter o poder aquisitivo.
A recomendação é sempre buscar produtos financeiros indexados à inflação, desde que estes estejam de acordo com o seu perfil de investidor.
Os investimentos atrelados ao IPCA, como títulos públicos e CDBs indexados à inflação, ou fundos de investimento são opções eficazes para proteger o capital contra a perda de valor real.
Esses produtos ajustam suas rentabilidades conforme a variação do índice inflacionário, assegurando que o seu investimento acompanhe a inflação e evite perdas de poder de compra.
Além disso, reforçamos a importância da diversificação de carteira, incluindo ativos que oferecem rentabilidade real positiva e que se beneficiam em cenários de alta inflação.
Nossa equipe de especialistas está à disposição para ajudar na escolha dos melhores produtos de investimento, de acordo com seu perfil e objetivos financeiros.
Confira algumas opções de investimento:
CDB DAYCOVAL IPCA + 7,5 a.a.
Com rentabilidade pós e prefixada no mesmo produto, o CDB IPCA + 7,5% a.a. é uma boa opção para quem quer se proteger contra a inflação e preservar o poder de compra do capital investido.
O produto tem incidência de IR, que segue a tabela regressiva, ou seja, quanto mais tempo deixar o seu dinheiro investido, menos IR irá pagar.
Além de ser um investimento emitido por uma instituição sólida como o Banco Daycoval, também conta com a garantia do FGC.
Daycoval Debêntures Incentivado Hedge FI INFRA RF CP LP
Este fundo investirá no mínimo 85% do seu patrimônio em ativos de debêntures de infraestrutura com perfil de crédito “High Grade”. Além disso, contará com a proteção via hedge para ativos indexados em “IPCA+”.
- Rendimentos isentos de IR para pessoa física.
- Busca superar o CDI no longo prazo.
- Prazo de resgate 15 dias
- Aplicação Inicial R$ 100,00
- Taxa de ADM de 0,77%% a.a.
- Destinado para o Público Geral, contudo mais vantajoso para Pessoa Física
- Perfil suitability: Moderado
Outros Fundos de Investimento
Recentemente, muito se houve falar sobre a atratividade de títulos do Tesouro Direto que pagam IPCA + 6%.
Entretanto, existem alguns fundos que apresentam uma taxa de carrego acima disso, o que é o caso do fundo JURO11. Confira os detalhes a seguir:
Sparta Infra (JURO11)
O Sparta Infra é um fundo de renda fixa que investe seus recursos em debêntures incentivadas. O fundo está disponível para investidores em geral e tem meta de retorno de 2,0% a.a. acima do IMA-B 5
- Isenção de IR
- Retorno atrelado à inflação
- Distribuição de rendimentos
- Negociado na B3
- Taxa de ADM – 1,0% a.a.
- Rentabilidade alvo: 2,0% acima do IMA-B 5
A classificação do Produto e os principais Fatores de Risco e de liquidez de cada fundo de investimento estão disponíveis no site do Banco Daycoval através do link: https://daycoval.com.br/investimentos/fundos-investimento A metodologia de avaliação para elaborar o quadro de destaque se baseia em alguns critérios, sendo os principais os seguintes: fundos abertos para captação, rentabilidade em diversas janelas de observação, índice Sharpe, índice Sortino, índice Alpha e volatilidade dos últimos doze meses. Aviso Importante: a rentabilidade divulgada já é líquida das taxas de administração, de performance e dos outros custos pertinentes ao fundo, desde que respeite o prazo padrão de conversão de resgates. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. O valor da cota, patrimônio e rentabilidade são divulgados diariamente em jornal de grande circulação. O investimento no fundo não é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Leia o formulário de informações complementares, a lâmina de informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir. Os investimentos em fundos não são garantidos pelo administrador ou por qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, pelo Fundo Garantidor de Crédito. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Para a avaliação de performance de fundos de investimento, é recomendável uma análise de, no mínimo, doze meses; é recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento dos fundos de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Qualquer divulgação de informação sobre os resultados do fundo só pode ser feita, por qualquer meio, após um período de carência de 6 (seis) meses, a partir da data da primeira emissão de cotas. Os fundos de investimentos discutidos neste e-mail podem não ser adequados para todos os investidores. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira, com base em seu perfil de investidor, antes de tomar uma decisão de investimento. Aos investidores é recomendada a leitura cuidadosa de prospectos e regulamentos ao aplicar seus recursos. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. Este e-mail é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento do Banco Daycoval S/A. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso do Banco Daycoval S/A. Esta instituição é aderente ao código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para atividade de Distribuição de Produtos de Investimento.