Aqui no Blog do Daycoval, toda segunda-feira, você acompanha a agenda semanal com os principais acontecimentos do mercado financeiro e os comentários de nosso analista de investimentos Gabriel Mollo. Confira:
Juros dos EUA
Na última semana, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou em seu discurso no simpósio de Jackson Hole que chegou o momento de ajustar a política monetária, diante dos riscos crescentes de enfraquecimento do mercado de trabalho.
Powell também demonstrou confiança de que a inflação retornará à meta de 2% estabelecida pelo banco central dos Estados Unidos.
Após o pronunciamento, o índice CME Fed Watch passou a precificar uma probabilidade de cerca de 65% de um corte de 25 pontos base na taxa de juros.
No entanto, muitos analistas de mercado acreditam que, se o relatório de emprego (Payroll) de agosto, que será divulgado na próxima sexta-feira, vier abaixo das expectativas, o corte nos juros dos EUA poderá ser mais agressivo.
Agenda internacional
A semana que antecede a divulgação do Payroll será agitada. Na quarta-feira, após o fechamento do mercado, sairá o balanço trimestral da Nvidia.
Na quinta-feira, será divulgada a segunda leitura do PIB dos EUA referente ao segundo trimestre, e na sexta-feira, o índice de preços PCE de julho será revelado.
Agenda nacional
No Brasil, teremos a divulgação do IPCA-15 de agosto, na terça-feira, seguida do IGP-M e do Caged de julho, na quinta-feira.
Os dados de inflação e emprego no Brasil serão cruciais para influenciar as expectativas sobre uma possível retomada da alta da Selic na próxima reunião do Copom.
Petróleo
Além disso, os investidores estão de olho na suspensão da produção e exportação de petróleo na Líbia.
A decisão é resultado de disputas políticas entre forças do leste e do oeste do país, que competem pelo controle do governo.
Esses eventos prometem movimentar os mercados e podem ter um impacto significativo nas políticas monetárias globais.
Gostaria de receber novidades?
Conclusão
Diante desse cenário de incertezas e oportunidades, vocês já sabe: a regra não muda. Invista em empresas com bons fundamentos e tenha sempre à mão uma reserva pra aproveitar as oportunidades.