Aqui no Blog do Daycoval, toda segunda-feira, você acompanha os principais acontecimentos do mercado financeiro previstos para a semana e os comentários de nosso analista de investimentos Gabriel Mollo. Confira:
Juros americanos
Os olhos dos investidores estarão voltados para a decisão de política monetária do Federal Reserve, marcada para quarta-feira.
Atualmente, a taxa de juros nos EUA está entre 4,50% e 4,75%, e o mercado espera uma redução de 0,25 ponto percentual, ajustando o intervalo para 4,25% a 4,50%, em resposta a dados mistos sobre inflação e mercado de trabalho.
Ata do Copom
No Brasil, na terça-feira, o mercado estará atento à Ata do Copom, especialmente devido ao recente aumento da taxa de juros e à expectativa de leitura sobre o guidance econômico.
Aprovação do pacote fiscal
Além disso, aqui no Brasil, nós temos um cenário político bem volátil nesse final de ano, já que o Congresso corre para aprovar o orçamento, o pacote fiscal e a reforma tributária.
Com o presidente Lula no hospital, aconteceu uma pausa nas negociações. No entanto, tanto o Governo quanto o Congresso estão correndo contra o tempo para conseguir aprovar tudo isso.
E por que isso é importante? Lembrem-se que a situação fiscal no Brasil está muito complicada. Tanto é que o Banco Central aumentou em 100 pontos base a taxa de juros e já contratou mais aumentos nas duas próximas reuniões.
Então, se tudo correr bem e tudo for aprovado sem desidratação, sem alterações, nós acreditamos que a situação fiscal do Brasil vai ficar mais apaziguada, e assim teremos espaço para que o dólar caia e a Bolsa suba.
Já se porventura houver um grande conflito entre o Governo e o Congresso e o pacote não for aprovado do jeito que nós esperamos, a tendência é que o cenário piore, com os juros subindo e a Bolsa caindo.
Então, é muito importante, neste final de ano, que o Governo e o Congresso entrem em um acordo e consigam aprovar tudo sem alterações.
Conclusão
Para navegar com segurança e rentabilidade no mercado financeiro, conte com a equipe do Daycoval como sua parceira nessa jornada.