Ações da Petrobras despencam após demissão de Prates. O que esperar do cenário?

Ações da Petrobras

A Petrobras iniciou o dia com uma mudança de liderança, o que gerou volatilidade no mercado.

Com a decisão, o Ibovespa, que é o principal índice da B3, abriu em baixa devido à queda de mais de 9% nas ações da Petrobras.

Com a saída de Prates, os ADRs (American Depositary Receipts, recibos de ações) da Petrobras despencaram -7% no after market em Nova York.

Quer saber os detalhes e desdobramentos deste acontecimento? Leia o artigo completo.

Entenda a demissão do presidente da Petrobras

A substituição do presidente da Petrobras ocorreu devido à pressão por uma maior celeridade na execução dos projetos anunciados pela empresa.

Na terça-feira (14) à noite, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a demissão de Jean Paul Prates, cuja saída já era especulada e ocorreu um dia após a divulgação do balanço da estatal.

Para a presidência da Petrobras, Lula indicou Magda Chambriard, ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) durante o governo de Dilma Rousseff.

A mudança é positiva ou negativa?

Ações da Petrobras
Gabriel Mollo, analista de investimentos do Banco Daycoval

Segundo Gabriel Mollo, analista de investimentos do Banco Daycoval, a substituição por Magda Chambriard é vista pelo mercado de forma negativa e representa uma deterioração na governança da companhia, além de apresentar riscos para a tese de investimento.

“A nova CEO provavelmente será pressionada para cumprir o plano de investimentos e acelerar a expansão do Capex, o que poderia ter um impacto negativo nos dividendos da empresa”, explica o analista.

Como fica o investidor?

A mudança na liderança da Petrobras desenha um cenário de maior risco para a companhia, o que pode impactar negativamente os seus resultados e, consequentemente, suas ações, que devem apresentar maior volatilidade.

Sendo assim, os investidores devem ficar atentos a questões como distribuição de dividendos, planos de investimento, alterações na governança e política de preços da companhia.

Aqui no Daycoval, você investe com a expertise de um time de especialistas que monitoram o mercado de forma constante para potencializar os resultados dos seus investimentos em diferentes cenários.

Precisa de ajuda para montar ou rever sua carteira? Abra sua conta e fale com os nossos assessores de investimentos.

Conclusão

Em resumo, diante da demissão de Jean Paul Prates e da indicação de Magda Chambriard para a presidência da Petrobras, o mercado reagiu com turbulência, refletida na queda das ações da empresa.

A substituição de liderança gerou incertezas quanto aos rumos da estatal, principalmente no que diz respeito à execução dos projetos e à política de investimentos.

Os fatos apontam para um cenário de maior risco e volatilidade, com possíveis impactos negativos nos dividendos e na governança da companhia.

Diante desse panorama, é crucial que os investidores estejam atentos aos desdobramentos e façam uma revisão cuidadosa de suas carteiras, considerando os diferentes cenários possíveis.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!