Conheça os principais benchmarks de investimentos

Se você investe, com certeza faz o acompanhamento da evolução da rentabilidade dos seus investimentos. Mas como saber se o desempenho está dentro do esperado? Para responder essa pergunta com precisão, especialmente no caso de fundos de investimentos, você precisará de um referencial. E é aí que entra o benchmark. Mas se você ainda não investe, confira tudo que você precisa saber sobre renda fixa com a nossa economista e analista de investimento, Larissa Gomes:

Abaixo, você verá informações detalhadas sobre o que é benchmark e quais são os principais tipos.

Boa leitura!

O que é e como funciona um benchmark? 

No mercado financeiro, benchmark é uma referência utilizada por investidores e gestores para fins comparativos nos investimentos.

É por meio do benchmark que se avalia se a estratégia de investimento está dentro do esperado.

Veja um exemplo:

Um fundo que investe em ações possivelmente terá como referência o Ibovespa. Já um fundo de renda fixa irá usar o CDI ou outro indexador como referência. Ou seja, a escolha do benchmark depende da estratégia do fundo.

Outro ponto é que alguns fundos são ativos e outros são passivos. O ativo tem o objetivo de superar o índice de referência. Enquanto o passivo visa apenas acompanhar o benchmark.

No caso do benchmark para avaliar o desempenho de carteiras de investimentos, a lógica é a mesma. Entretanto, dependendo da diversificação dos ativos, pode ser necessário fazer a comparação com mais de um benchmark.

Quais são os principais tipos de benchmark? 

Índices de Referência para a renda fixa

Selic

A Selic é a taxa básica de juros da nossa economia. A rentabilidade de alguns títulos públicos é atrelada a essa taxa. Por isso, ela é muito utilizada por investidores para avaliar o desempenho de aplicações ou fundos de renda fixa.

CDI

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é o benchmark mais popular para a renda fixa. Ele é uma média dos juros utilizados pelos bancos para remunerar títulos como CDB, LCI e LCA.

Existem algumas opções de investimento que pagam acima do CDI, como é o caso do CDB Daycoval 110% do CDI com liquidez diária.

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é o índice utilizado para medir a inflação do país. Este indicador é muito relevante por apontar se o seu dinheiro está perdendo valor ao longo do tempo.

Se a sua carteira não estiver rendendo acima do IPCA, isso quer dizer que o seu rendimento está sendo corroído pela inflação.

Uma rentabilidade acima do IPCA garante a preservação do seu patrimônio e do seu poder de compra. 

Índices de Referência para a renda variável

Ibovespa e outros índices da bolsa

O Ibovespa funciona como um termômetro da bolsa de valores. Ele se baseia na performance de uma carteira hipotética com uma seleção das ações mais representativas da bolsa.

Também existem índices que medem mercados específicos, como o IFIX, para fundos imobiliários, e o SMLL, para Small Caps, que são empresas relativamente menores que apresentam bom potencial de crescimento.

PTAX

O PTAX é o índice utilizado para a cotação do dólar. Ele é calculado pelo Banco Central e consiste na média das taxas informadas pelos dealers de dólar ao longo do dia.

Este é um dos referenciais mais importantes para quem investe em fundos cambiais.

Como vimos, existem diversos índices de referência para benchmark e cada um funciona bem para um determinado tipo de fundo ou classe de ativos específica.

Precisa de uma ajuda profissional para analisar a rentabilidade da sua carteira? Fale com um de nossos assessores de investimentos.

Nosso time está sempre pronto para esclarecer dúvidas e oferecer recomendações alinhadas ao seu perfil e objetivos.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!