Após um ciclo de cortes na taxa básica de juros, na última semana, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou a manutenção da taxa Selic em 10,50%. Diante desse novo cenário, o mercado de Fundos Imobiliários (FIIs) começa a se reajustar.
Em dezembro de 2023, o IFIX, índice que mede o desempenho dessa classe de investimentos, atingiu a máxima histórica de 3.311,43 pontos e acumulou sucessivas altas até abril de 2024.
Entretanto, após esse período, teve início uma sequência de quedas e todo o otimismo desapareceu frente à ameaça inflacionária e à possibilidade de descumprimento da meta fiscal, que resultaram no aumento dos juros futuros e no IFIX caindo abaixo de 3.300 pontos.
Mas como tudo isso afeta os seus investimentos? Será que é hora de investir em FIIs? Confira o parecer do analista de investimentos do Banco Daycoval Diogo da Silva.
Qual a relação entre a Selic e os FIIs?
De acordo com Diogo da Silva, a Selic estagnada e em um patamar elevado, tende a minar a liquidez para os fundos imobiliários, pois há perda de atratividade desta classe se comparada aos instrumentos de renda fixa, que proporcionam maior rendimento com baixo risco.
“Contudo, entendemos que esse cenário não deve perdurar por muito tempo, com alguns gatilhos a serem superados, dentre eles o ajuste fiscal, arrefecimento da inflação e maior previsibilidade em relação ao início e ritmo dos cortes de juros nos EUA, fatores esses que podem devolver a confiança necessária para o mercado retomar as projeções de cortes nas taxas de juros”, explica o especialista.
Vale a pena investir em FIIs agora?
Apesar dos desafios, entendemos que existem boas oportunidades de investimento, principalmente se considerarmos janelas de prazos mais longos.
Nesse contexto, acreditamos que os FIIs de papel possuem maior aderência ao cenário, pois, como seus ativos são títulos de dívida, tendem a se beneficiar dos juros altos, principalmente os ativos atrelados ao CDI.
Com isso, nos posicionamos para aproveitar esse movimento, concentrando nossa carteira em fundos do tipo papel, mesclando em estratégias que alocam em títulos atrelados ao CDI e a inflação, pois acreditamos que esta mescla traz do equilíbrio e segurança para o portfólio dos nossos clientes.
Confira a carteira recomendada de FIIs do Daycoval para junho:
Aproveite a oportunidade de investir em ativos cuidadosamente selecionados pelos nossos especialistas para oferecer uma performance otimizada para a sua carteira no cenário atual.
Antes de investir, lembre-se de considerar o seu perfil de investidor e os seus objetivos. Se tiver dúvidas, você sempre poderá contar com o apoio do nosso time de assessores de investimentos.
Conclusão
Diante do cenário atual com a taxa Selic mantida em 10,50%, os Fundos Imobiliários (FIIs) enfrentam desafios significativos.
No entanto, como destacado pelo especialista Diogo Silva, existem oportunidades valiosas para aqueles que estão dispostos a olhar para prazos mais longos e estratégias diversificadas.
Os FIIs de papel, em particular, se destacam por sua capacidade de se beneficiar de juros elevados, especialmente aqueles atrelados ao CDI.
Investir em FIIs requer uma análise cuidadosa do perfil de risco e dos objetivos financeiros de cada investidor.
A diversificação e a seleção criteriosa dos ativos são essenciais para otimizar o desempenho da carteira. Com o apoio de especialistas e uma abordagem estratégica, é possível aproveitar as oportunidades presentes mesmo em um cenário desafiador.
Se você está considerando investir em FIIs, lembre-se de buscar orientação profissional e ajustar suas estratégias de acordo com as mudanças no mercado.
Aproveite as recomendações e insights fornecidos para tomar decisões informadas e construir um portfólio equilibrado e rentável.
* Todos os produtos mencionados estão sujeitos à disponibilidade.
A classificação do Produto e os principais Fatores de Risco e de liquidez de cada fundo de investimento estão disponíveis no site do Banco Daycoval através do link: https://daycoval.com.br/investimentos/fundos-investimento A metodologia de avaliação para elaborar o quadro de destaque se baseia em alguns critérios, sendo os principais os seguintes: fundos abertos para captação, rentabilidade em diversas janelas de observação, índice Sharpe, índice Sortino, índice Alpha e volatilidade dos últimos doze meses. Aviso Importante: a rentabilidade divulgada já é líquida das taxas de administração, de performance e dos outros custos pertinentes ao fundo, desde que respeite o prazo padrão de conversão de resgates. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. O valor da cota, patrimônio e rentabilidade são divulgados diariamente em jornal de grande circulação. O investimento no fundo não é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Leia o formulário de informações complementares, a lâmina de informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir. Os investimentos em fundos não são garantidos pelo administrador ou por qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, pelo Fundo Garantidor de Crédito. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Para a avaliação de performance de fundos de investimento, é recomendável uma análise de, no mínimo, doze meses; é recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento dos fundos de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Qualquer divulgação de informação sobre os resultados do fundo só pode ser feita, por qualquer meio, após um período de carência de 6 (seis) meses, a partir da data da primeira emissão de cotas. Os fundos de investimentos discutidos neste e-mail podem não ser adequados para todos os investidores. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira, com base em seu perfil de investidor, antes de tomar uma decisão de investimento. Aos investidores é recomendada a leitura cuidadosa de prospectos e regulamentos ao aplicar seus recursos. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. Este e-mail é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento do Banco Daycoval S/A. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso do Banco Daycoval S/A. Esta instituição é aderente ao código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para atividade de Distribuição de Produtos de Investimento.