Estratégia de investimento: saiba o que é e qual a importância!

Como-montar-estratégia-de-investimento

De forma geral, tudo que a gente faz de forma planejada costuma trazer melhores resultados, não é mesmo?

Para ter sucesso nos investimentos, a lógica é a mesma. Uma estratégia bem arquitetada aumenta consideravelmente a probabilidade de você conquistar as suas metas financeiras.

Neste artigo, você irá entender o que é uma estratégia de investimento, qual a sua importância, como montar e quais os principais tipos. Boa leitura!

O que é uma estratégia de investimentos?

Em termos simples, uma estratégia de investimento é um plano detalhado que estabelece as diretrizes para as decisões de investimento.

Essa estratégia é individual e abrange aspectos importantes, como tolerância ao risco, prazo de investimento e metas financeiras.

Em resumo, é o roteiro que conduzirá o investidor por pelas diversas opções do mercado financeiro por meio de critérios bem definidos que podem ser utilizados em diferentes situações.

Contudo, vale lembrar que não existe uma receita pronta e imutável que irá guiar os seus investimentos.

É necessário reavaliar a rota constantemente, visando ajustar a estratégia às mudanças do mercado e a possíveis novos objetivos.

Como uma estratégia de investimentos funciona?

A estratégia de investimento funciona como um guia que determina como os recursos serão distribuídos entre diferentes tipos de ativos, como ações, títulos de renda fixa, fundos, entre outros.

Diversificação, horizonte de investimento e o perfil de risco do investidor são os principais pontos considerados no plano.

Ao seguir uma estratégia bem elaborada, você será capaz de otimizar os ganhos e controlar eventuais perdas na sua carteira.

Por que ter uma estratégia de investimentos?

A grande oferta de produtos, a volatilidade e a imprevisibilidade do mercado financeiro tornam a adoção de uma estratégia de investimentos um recurso indispensável.

Com ela, fica mais fácil ter disciplina e evitar decisões impulsivas baseadas em flutuações momentâneas do mercado.

Além disso, uma estratégia bem concebida visa otimizar o retorno do investimento, alinhando-se aos objetivos financeiros do investidor.

Em síntese, os principais de benefícios de investir com base em uma estratégia são:

Diversificação – ajuda a orientar a boa distribuição dos ativos da carteira entre diferentes classes.

Gestão do risco – proporciona a escolha de produtos adequados ao seu perfil de investidor.

Controle emocional – evita que você tome decisões impulsivas com base nas intempéries do mercado.

Conquista de metas – permite que você se mantenha na direção dos seus objetivos.

Qual o risco de começar a investir sem estratégia?

estratégia-de-investimento-em-ações

Investir sem uma estratégia é como dirigir por uma cidade desconhecida sem GPS.

Você pode até parar em um posto para perguntar o caminho, mas, ainda assim, são enormes as chances de você cometer erros e enfrentar desafios até chegar ao seu destino.

A ausência de um plano estruturado deixa o investidor vulnerável à volatilidade do mercado, aos impulsos emocionais e sem uma bússola para orientá-lo durante as turbulências, o que pode resultar em perdas financeiras e frustrações.

Quais os tipos de estratégia de investimentos?

Há uma grande variedade de abordagens para desenvolver uma estratégia de investimentos. Entretanto, existem dois fatores principais que norteiam a elaboração e uma estratégia: perfil e objetivos do investidor, que veremos em detalhes a seguir.

Perfil do investidor

O perfil do investidor é um fator muito relevante no desenho de uma estratégia de investimento. É ele que irá ditar em que tipo de produto você deverá investir para alcançar seus objetivos.

Este perfil é moldado por fatores como a disposição para correr riscos, horizonte de investimento e objetivos financeiros.

Investidores conservadores optam por estratégias mais seguras, enquanto investidores arrojados podem abraçar abordagens mais agressivas em busca de retornos mais expressivos.

Quer descobrir qual é o seu perfil de investidor? Preencha o nosso questionário de suitability.

Objetivos do investidor (Prazo)

Outro elemento fundamental para a definição de uma estratégia de investimentos é o prazo dos objetivos do investidor.

Objetivos de curto prazo, como aquisição de um bem específico, demandam estratégias mais conservadoras, geralmente focadas em títulos e fundos de renda fixa, com vencimento em até 1 ano.

Em uma estratégia de investimento para médio prazo, os vencimentos ficam entre 1 e 5 anos, ampliando as oportunidades diante da relação risco x retorno.

Já os objetivos de longo prazo, com vencimentos superiores a 5 anos, como a aposentadoria, permitem abordagens mais voltadas para o crescimento gradual do patrimônio, com aportes regulares e com exposição a variados níveis de risco, sempre respeitando o perfil do investidor.

Veja aqui 5 dicas de investimentos de longo prazo:

Após estabelecer o seu perfil de risco e objetivos, você pode avaliar alguns estilos de investimento que são muito utilizados no mercado. Alguns deles são: buy and hold, value investing, carteira defensiva, entre outros.

Como escolher o tipo de estratégia de investimentos?

A escolha da estratégia de investimento é uma decisão que exige a análise cuidadosa dos fatores que já mencionamos.

Avaliar o seu perfil de risco, horizonte de investimento e objetivos financeiros ajudará a identificar a estratégia mais adequada para você.

Para facilitar o processo, a orientação de profissionais financeiros pode ser muito útil e oferecer insights especializados e personalizados.

Como montar uma estratégia de investimento?

A construção de uma estratégia de investimento eficaz é uma jornada composta por várias etapas fundamentais.

O primeiro passo é estabelecer metas financeiras claras e realistas. Em seguida, avalie a sua tolerância ao risco e determine a alocação de ativos que melhor se alinhem a essa tolerância.

Tenha em mente que é essencial apostar na diversificação para reduzir riscos. Outro ponto importante é realizar a revisão e o ajuste periódicos da estratégia para garantir que ela permaneça alinhada aos objetivos do investidor.

Se você quer investir, que tal já começar da maneira certa? Abra a sua conta no Daycoval Investe e conte com a consultoria dos nossos assessores de investimento para montar a estratégia ideal para você.

abra-sua-conta-e-invista

Conclusão

técnicas-de-investimento

Em resumo, uma estratégia de investimento é um guia na busca por resultados financeiros positivos.

Além de proporcionar um roteiro claro, ela age como uma bússola, norteando o investidor pelas complexidades do mercado financeiro em direção aos seus objetivos por meio da composição de uma carteira de sucesso.

Investir sem uma estratégia é assumir riscos desnecessários, que podem ser significativamente reduzidos com uma abordagem estruturada e disciplinada.

Este é o caminho para não apenas preservar o capital, mas também construir um futuro financeiro robusto e sustentável. Bons investimentos!

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!