Como criar metas financeiras de curto, médio e longo prazo?

As metas financeiras são essenciais para nortear o seu plano de ficar no azul. Sem elas, você pode organizar o orçamento, economizar, pagar as dívidas, fazer de tudo que você vai nadar, nadar e morrer na praia.

Sabe por que? Por que as metas refletem os seus desejos e necessidades e simbolizam uma fonte de motivação para você seguir firme no seu planejamento.

Sem elas, fica tudo meio sem sentido e você acaba se perdendo. Afinal, o dinheiro em si é só um pedaço de papel. O que tem valor mesmo, é o que você faz com ele.

Como organizar suas metas financeiras?

É importante definir objetivos claros, reais e um tanto quanto desafiadores para jogar a motivação lá no alto. Mas como fazer isso?

É fácil! E vamos usar a metáfora dos potes pra te explicar melhor.

Imagine que existem três potes. Um para o curto prazo, outro para médio prazo e mais um para o longo prazo. Em todos eles, você vai guardar a mesma coisa… dinheiro!

No pote do curto prazo, você vai colocar a grana que você pretende usar logo, em no máximo dois anos. E aí você pensa no que você quer e consegue fazer nesse período. Uma viagem? Trocar de carro? Você é quem decide.

No pote do médio prazo, entra o dinheiro do que você quer realizar em cerca de cinco anos, como o sonho da casa própria ou tirar um ano sabático, por exemplo.

Por último, mas não menos importante, vem o pote do longo prazo. Este você vai alimentar por longos anos, mais de 10. E vai usar para objetivos mais grandiosos, como viver de renda ou se aposentar.

Esse pote é o que mais vai trabalhar para você. Então, você precisa ter bastante disciplina e consistência aqui.

Com os objetivos definidos e separados por prazo, chegou a hora da matemática.

Você precisará ver quanto vai custar para alcançar as suas metas, em quanto tempo você quer atingir cada meta e assim você vai descobrir quanto aportar por mês para atingir o valor necessário no prazo estipulado. 

Se a conta não fechar, tem duas coisas que podem dar um up nesse processo todo aí: renda extra e investimentos. E investir é com o Daycoval Investe!

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!