Segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 10 de julho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o indicador de inflação oficial do país, fechou o mês de junho em 0,21%.
O resultado demonstra uma desaceleração na comparação com o mês anterior, visto que o IPCA de maio apresentou alta de 0,46%.
Além disso, o número registrado veio abaixo das expectativas do mercado, que esperava uma alta de 0,32%. No ano, a inflação já apresenta alta de 2,48% e, em 12 meses, o avanço é de 4,23%.
Mais uma vez, a elevação do índice foi puxada pelo grupo de Alimentação e Bebidas, que subiu 0,44% e peso de 0,10 ponto percentual no índice geral.
Resultados do IPCA por grupos:
- Alimentação e bebidas: 0,44%;
- Habitação: 0,25%;
- Artigos de residência: 0,19%;
- Vestuário: 0,02%;
- Transportes: -0,19%;
- Saúde e cuidados pessoais: 0,54%;
- Despesas pessoais: 0,29%;
- Educação: 0,06%;
- Comunicação: -0,08%.
Como ficam os investimentos?
Mesmo com a recente desaceleração da inflação, ainda há apreensão sobre possíveis altas no futuro. Por isso, é importante buscar estratégias para proteger seus investimentos e manter o poder aquisitivo.
A recomendação é investir em produtos financeiros indexados à inflação, desde que estes estejam de acordo com o seu perfil de investidor.
Os investimentos como títulos públicos e CDBs indexados à inflação são opções eficazes para proteger o capital contra a perda de valor real. Um exemplo é o CDB Daycoval IPCA + 7,5% a.a. – Prazo 2 anos.
Esses produtos têm suas rentabilidades atreladas ao IPCA, variando conforme o índice. Isso assegura que o seu investimento acompanhe a inflação e evita a perda do poder de compra.
Além disso, reforçamos a importância da diversificação de carteira, incluindo ativos que oferecem rentabilidade real positiva e que se beneficiam em cenários de alta inflação.
Nossa equipe de especialistas está à disposição para ajudar na escolha dos melhores produtos de investimento, de acordo com seu perfil e objetivos financeiros.
Confira algumas opções de investimento:
Bancários:
- CDB
- LCI
- LCA
- LF
Crédito Privado:
- DEB
- CRI
- CRA
Tesouro:
- Tesouro IPCA
Fundos de investimento que busquem proporcionar retornos acima do IPCA.