Começar a investir é sempre algo animador, mas também pode apresentar alguns desafios. Um deles é entender os detalhes de cada tipo de investimento para fazer a escolha certa, já que algumas palavras podem ser facilmente confundidas entre si. Por exemplo, você sabe a diferença entre vencimento, carência e liquidez?
Muita gente confunde esses termos no momento de investir e, se esse é o seu caso, saiba que isso pode ter consequências desagradáveis, como não alcançar o objetivo desejado ou correr um risco acima do ideal para o seu perfil de investidor.
Por isso, é fundamental que a sua evolução no mundo dos investimentos caminhe sempre lado a lado com a busca por conhecimento.
Para ajudar, vamos explicar abaixo o que significa vencimento, carência e liquidez e como esses termos impactam na sua tomada de decisão.
Diferença entre vencimento, carência e liquidez
Todos esses termos estão, de alguma forma, relacionados ao tempo que o seu dinheiro fica investido. Porém, cada um se refere a um aspecto diferente da duração da aplicação. Vamos aos significados de cada uma dessas palavras:
O que é liquidez?
Liquidez é a capacidade de conversão de um bem em dinheiro. Esse termo não é usado apenas para aplicações financeiras, mas para qualquer situação em que é possível considerar a rapidez com que você consegue se desfazer de algo para receber dinheiro em mãos.
Veja uma comparação para entender como funciona na prática: ao escolher entre investir na compra de um imóvel e na aplicação em um CDB com liquidez diária, você deve levar em conta que se desejar usar o dinheiro, no caso do imóvel, a liquidez é baixa, pois você vai precisar de um tempo para achar um comprador. Já no CDB com liquidez diária, você resgata o dinheiro no momento que quiser.
Exemplo:
CDB 110% do CDI com liquidez diária
Significa que você pode resgatar a qualquer momento.
Gostaria de receber novidades?
De acordo com 5ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro (ANBIMA), 54% das pessoas precisaram de dinheiro para alguma emergência em 2021. Uma das saídas adotadas foi resgatar investimentos. Essa é uma situação que exemplifica muito bem a importância de produtos com boa liquidez, como o CDB Daycoval 110% do CDI com liquidez diária.
Aproveite para conferir a explicação super prática da nossa economista Larissa Gomes sobre o que é e como funciona um CDB:
O que é vencimento?
Em uma aplicação financeira, vencimento é o tempo que o dinheiro pode ficar aplicado. Por exemplo, se um CDB tem liquidez diária e vencimento em 2025, isso quer dizer que você pode resgatar o dinheiro a qualquer momento, mas a data limite é 2025.
Exemplo:
CDB 14,25% a.a. com prazo de 1 ano.
O que é carência?
Diferentemente do vencimento, a carência é o tempo que você precisa esperar para ter direito a resgatar o dinheiro o dinheiro investido. Essa data pode coincidir ou não com vencimento.
Imagine a seguinte situação: se você investir em um CDB com vencimento em 2025 e carência de um ano, você fica impedido de resgatar o dinheiro nos primeiros 12 meses e depois pode optar por fazer o resgate ou manter a aplicação até o vencimento.
Entretanto, também existem investimentos em que só é possível fazer o resgate no momento do vencimento. Nesse caso, a especificação é que a carência da aplicação é no vencimento.
Por fim, existem as aplicações com liquidez diária, paras as quais não carência. Isso quer dizer que você pode fazer o resgate a qualquer momento.
Exemplo:
CDB 110% do CDI com liquidez diária não tem carência
CDB 14,25% a.a. tem carência no vencimento
Conclusão
Como vimos, saber diferenciar alguns termos que costumam ser confundidos por investidores iniciantes pode ser decisivo para acertar na escolha do investimento ideal.
Vencimento, carência e liquidez são bons exemplos de palavras que estão relacionadas a um mesmo assunto, mas que tem significados diferentes.
Agora que você já sabe exatamente o quer dizer cada uma delas, o próximo passo é abrir a sua conta de investimentos e montar uma carteira com ativos que tenham prazo e outras características compatíveis com os seus objetivos e perfil de investidor. Bons investimentos!