Conta de investimento, vale a pena abrir uma? Descubra!

conta de investimento

Você já deve ter ouvido falar que não se mistura finanças pessoais com gastos corporativos, certo? Afinal de contas, você precisa saber, exatamente, para onde vai cada centavo de suas despesas para organizar-se financeiramente.

E a conta de investimento funciona da mesma forma. Com o seu patrimônio transferido para esse tipo de conta, você consegue investir com segurança e planejamento, sem misturar com um dinheiro que poderia ser usado para pagar as contas do mês, por exemplo.

Mas esse tipo de conta tem outras vantagens para os investidores. E se você ainda não sabe o que é a conta de investimento e como funciona, siga com esta leitura. Vamos te explicar os motivos pelos quais ela pode fazer toda a diferença na sua jornada no mundo dos investimentos. Confira!

conta de investimento

O que é uma conta de investimento?

A conta de investimento (ou, simplesmente, conta investimento) foi criada no ano de 2004 para minimizar as despesas com o CPMF — a extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira.

O motivo para isso é simples: se o tributo era cobrado para cada movimentação financeira, imagine o quanto isso não consumiria do patrimônio dos investidores que lidam com transferências constantemente?

Acontece que, mesmo após o fim da CPMF, a conta investimento permaneceu como um diferencial valioso para o mercado financeiro. E, como explicamos logo acima, essa é uma forma de distanciar o seu dinheiro para despesas pessoais e a quantia que você vai usar para investir em ativos de renda fixa e de renda variável, agilizando todo o processo.

Para que serve a conta investimento? 

Após abrir uma conta dessas, você tem acesso a um tipo de serviço financeiro que vai otimizar todas as operações bancárias relacionadas aos seus ativos.

E o processo tende a ser descomplicado. Especialmente, ao lidar com um banco de investimentos para negociar os seus ativos favoritos. Pois, uma vez aberta, a sua conta de investimento permite que você realize transferências sem a intermediação de terceiros. Sem falar que, com saldo na conta, você ainda pode comprar ativos, movimentar seus investimentos e monitorar o recebimento de eventuais rendimentos.

O próprio resgate, quando desejado, é feito direto da conta de investimento para a sua conta bancária cadastrada. Uma maneira simples e eficiente de ter dinheiro à mão quando você precisar.

Dessa maneira, não tem confusão com o valor em sua conta bancária pessoal. E tudo porque os seus recursos focados em investimentos já estão direcionados para a utilização conforme seus objetivos

Verifique as condições de abertura da conta de investimento: taxas, regras, obrigações… Isso tudo deve ser avaliado antes de escolher uma corretora de valores ou o banco.

conta de investimento

Em seguida, tudo o que você precisa fazer é transferir a quantia desejada para realizar a movimentação dos recursos de acordo com os ativos do seu interesse, como produtos de renda fixa ou de renda variável — ou ambos.

Importante notar que existe a tributação do Imposto de Renda (IR) nesse tipo de conta. Isso acontece semestralmente e a cobrança é praticada no último dia útil de maio e também de novembro.

Quais são as diferenças entre a conta de investimento e a conta corrente?

Ainda não consegue avaliar os motivos para usar a conta investimento para cuidar dos seus ativos movimentados no mercado financeiro? Vamos analisar, primeiro, a boa e velha conta corrente.

Conta corrente

Trata-se de uma conta bancária limitada aos serviços financeiros tradicionais, como pagamentos e recebimentos. A parte boa é que, atualmente, já não existem muitas taxas embutidas em sua abertura — às vezes, taxa alguma é cobrada.

Além disso, ela é muito mais prática para o planejamento orçamentário do seu mês. Afinal de contas, é nela que o seu salário é depositado, mensalmente, facilitando a sua programação de prestação de contas e de controle das despesas.

Conta de investimento

Por que, então, optar pela conta investimento? Como já mencionamos anteriormente, ela é pensada para a organização e agilidade operacional das suas movimentações financeiras em investimentos.

Além disso, ela possui pouca ou nenhuma taxa embutida ao abri-la. Mas vale lembrar: a conta de investimento ainda terá a incidência de IR.

E, por fim, a conta de investimento tem um portfólio maior para a movimentação ágil de valores na Bolsa de Valores e para transações com outros ativos.

Quais são as vantagens desse tipo de conta?

As diferenças entre conta corrente e conta investimento trazem clareza sobre quando usar cada uma delas conforme as suas necessidades. Mas podemos explorar mais benefícios desse tipo de conta. Confira nos tópicos abaixo:

Mais segurança ao realizar suas movimentações financeiras

Ter uma conta de investimento demanda que a instituição financeira tenha o seu serviço financeiro devidamente autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) — que, por sua vez, é credenciada no Banco Central.

Então, isso oferece mais segurança para depositar e resgatar valores na sua conta.

Agilidade e facilidade para aproveitar oportunidades de investimento

Com seu patrimônio depositado na conta de investimento, você ganha agilidade para investir ou reinvestir (ou mesmo resgatar) valores sem a necessidade de transferir, primeiro, de sua conta corrente.

Assim, um ativo mais atrativo  pode ser rapidamente adquirido por você em vez de transferir de sua conta bancária, primeiro, aguardar pelo prazo de transferência e só então aplicar o seu dinheiro — um tempo valioso que pode fechar essa janela de oportunidade se demorar demais.

Possibilidade de levar o seu patrimônio para investimentos no exterior

Sua conta de investimento permite que você explore novas possibilidades de investimentos, sabia? É o caso de ativos no exterior, como o Brazilian Depositary Receipts (BDRs). Sem falar no amplo portfólio que facilita a sua pesquisa pelos melhores ativos do mercado.

conta de investimento

Como abrir uma conta de investimento?

O processo é relativamente simples: você só precisa identificar a melhor empresa para cuidar da sua conta — como é o caso do Daycoval — e, em seguida, filtrar a melhor alternativa de acordo com as características de cada conta.

Por exemplo: vale a pena considerar as taxas envolvidas (se há taxa de corretagem e outros tipos de cobranças). E, até mesmo, a reputação e credibilidade da marca no mercado financeiro, pois isso pode te aproximar de boas ofertas do mercado com facilidade.

Inclusive, o processo de abertura de uma conta de investimento é simples e com baixa burocracia. Quando o processo estiver concluído, tudo o que você precisa fazer é transferir o valor desejado para a sua conta investimento e começar a avaliar as melhores opções para o seu perfil de investidor.

Quer saber por onde começar? A gente te ajuda! Clique aqui e entenda tudo o que o Daycoval pode fazer pelos seus objetivos de investimento no mercado!

conta de investimento

Conclusão

A conta de investimento surgiu como uma alternativa à cobrança do CPMF. Mesmo assim, com o fim da cobrança do tributo, em 2007, essa modalidade permaneceu valiosa para quem investe no mercado financeiro.

Trata-se, portanto, de um serviço diferente da conta corrente e com as suas próprias características e vantagens. Mas caso ainda tenha dúvidas sobre a conta de investimento, fale conosco para que possamos te ajudar no processo de decisão!

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


      Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


      Obrigado por se inscrever!

        Ei! Espera um minutinho, por favor!

        Inscreva-se no Blog Daycoval para receber as nossas novidades, dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


        Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


        Obrigado por se inscrever!