Copom reduz Taxa Selic para 10,50% a.a. Como investir neste cenário?

Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou nesta quarta-feira, 08, um corte de 0,25% na taxa básica de juros, a Selic, que agora alcança o patamar de 10,50% a.a.

Em março, o Copom anunciou a necessidade de uma nova redução para maio, e essa previsão concretizou-se.

Este representa o sétimo corte consecutivo na taxa Selic desde agosto de 2023. A decisão alinha-se com as expectativas do mercado, reafirmando sua trajetória.

Taxa Selic e IPCA

A inflação é um indicador fundamental para nortear o Banco Central sobre os movimentos necessários para a taxa Selic. Isso porque, a taxa de juros é um dos principais instrumentos para o controle da inflação.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o indicador de inflação oficial do país, fechou o mês de março em 0,16%.

O resultado veio abaixo da expectativa do mercado financeiro, que era de 0,25%, e representa uma desaceleração frente a fevereiro, quando subiu 0,83%.

A inflação acumulada de 12 meses ficou em 3,93%, enquanto a alta acumulada do ano é de 1,42%.

 O Banco Central, atento aos movimentos dos preços da economia, sentiu-se confiante para optar por uma postura mais flexível na condução da política monetária, entendendo que a inflação está sob controle e que houve espaço para um corte adicional na taxa de juros.

Como ficam os investimentos?

O atual movimento em direção à redução da taxa de juros pode ser pausado, já que o Copom Informou em março que faria apenas mais uma redução da taxa de juros no mês de maio, encerrando os ciclos de cortes a partir de junho.

E como fica seu investimento nesta situação?

Ativos de renda fixa, especialmente os pós-fixados que estão vinculados à taxa de juros, como CDBs, LCIs, LCAs, Fundos DI e Tesouro Selic, entre outros, provavelmente apresentarão rendimentos mais modestos em comparação com períodos anteriores, dependendo do percentual da taxa a que estão atrelados.

Um investimento que esteja atrelado a Selic, mas que tenha 110% do CDI de rentabilidade, como é o caso do nosso CDB DAYCOVAL 110% do CDI, irá ter uma rentabilidade bruta maior que a Selic.

A diversificação da carteira é fundamental, independentemente do ciclo econômico em vigor, a fim de mitigar os impactos negativos e buscar retornos em outras classes de ativos.

Avalie cuidadosamente opções alinhadas com seu perfil de investidor para implementar uma política de investimentos eficiente e adequada.

A diversificação da carteira não apenas reduz a exposição a riscos específicos, mas também amplia as oportunidades de retorno em diferentes cenários econômicos.

Outra boa opção é a LCA Daycoval 100%, com prazo de 2 anos. É um produto que tem isenção de imposto de renda, ou seja, a rentabilidade bruta é de 100% a Selic.

Considere investir porções do seu portfólio em múltiplos ativos de classes distintas, buscando otimizar o potencial de retorno e fazer a gestão de risco.

Algumas alternativas para diversificação são: Ativos Prefixados, Papéis de Crédito Privado, Fundos de Renda Fixa Ativos, Fundos de Renda Fixa com foco em Crédito Privado, Fundos Multimercados, Fundos de Ações, Ações, Fundos Imobiliários, ETF de Renda Fixa, ETF de Renda Variável, entre outros.

Top produtos Daycoval Investe

  • CDB pós fixado: CDB Daycoval 110% do CDI. (limitado a R$ 100.000,00)
  • LCA Daycoval 100% do CDI, prazo 2 anos. Oferta limitada. Sujeito a lastro
  • RB CAPITAL DEB INCENTIVADA FIC FIM CP – Perfil moderado
  • Armor AXE FICFI Multimercado – Fundo Multimercado – Perfil arrojado 
Copom

A classificação do Produto e os principais Fatores de Risco e de liquidez de cada fundo de investimento estão disponíveis no site do Banco Daycoval através do link: https://daycoval.com.br/investimentos/fundos-investimento A metodologia de avaliação para elaborar o quadro de destaque se baseia em alguns critérios, sendo os principais os seguintes: fundos abertos para captação, rentabilidade em diversas janelas de observação, índice Sharpe, índice Sortino, índice Alpha e volatilidade dos últimos doze meses. Aviso Importante: a rentabilidade divulgada já é líquida das taxas de administração, de performance e dos outros custos pertinentes ao fundo, desde que respeite o prazo padrão de conversão de resgates. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. O valor da cota, patrimônio e rentabilidade são divulgados diariamente em jornal de grande circulação. O investimento no fundo não é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Leia o formulário de informações complementares, a lâmina de informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir. Os investimentos em fundos não são garantidos pelo administrador ou por qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, pelo Fundo Garantidor de Crédito. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Para a avaliação de performance de fundos de investimento, é recomendável uma análise de, no mínimo, doze meses; é recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento dos fundos de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Qualquer divulgação de informação sobre os resultados do fundo só pode ser feita, por qualquer meio, após um período de carência de 6 (seis) meses, a partir da data da primeira emissão de cotas. Os fundos de investimentos discutidos neste e-mail podem não ser adequados para todos os investidores. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira, com base em seu perfil de investidor, antes de tomar uma decisão de investimento. Aos investidores é recomendada a leitura cuidadosa de prospectos e regulamentos ao aplicar seus recursos. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. Este e-mail é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento do Banco Daycoval S/A. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso do Banco Daycoval S/A. Esta instituição é aderente ao código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para atividade de Distribuição de Produtos de Investimento.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!