A renda fixa é uma opção popular para investidores que buscam estabilidade e segurança para o seu patrimônio. Nesse cenário, existem diferentes ativos disponíveis e gostaríamos de saber se você sabe o que é o Tesouro IPCA+?
Esse título é uma alternativa interessante para quem deseja proteger seu capital da inflação e obter retornos previsíveis ao longo do tempo.
Mas é interessante analisar se o ativo tem a ver com o seu perfil. E é o que vamos explicar ao longo deste texto. Com informações claras e objetivas, iremos ajudar você a decidir se o Tesouro IPCA+ é a escolha certa para seus investimentos.
Sumário
ToggleO que é Tesouro IPCA+?
O Tesouro IPCA+ é um título público brasileiro emitido pelo Tesouro Nacional, atrelado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país.
Ele é uma opção de investimento em renda fixa que busca proteger o capital contra a inflação, garantindo um retorno real acima do índice.
Dessa maneira, o Tesouro IPCA+ oferece uma taxa de juros fixa mais a variação do IPCA ao longo do período de investimento, proporcionando uma rentabilidade previsível e segura para os investidores.
Saiba mais: Como funciona o Tesouro Direto? Saiba se vale a pena investir!
Como o Tesouro IPCA+ funciona?
O Tesouro IPCA+ funciona como um título de renda fixa em que o investidor empresta dinheiro ao governo e, em troca, recebe um retorno baseado em uma combinação da taxa de juros fixa acordada no momento da compra do título e da variação do índice IPCA durante o período de investimento.
Dessa forma, o Tesouro IPCA+ garante que o investimento cresça acima da inflação, proporcionando um retorno real para o investidor. Vamos abordar três aspectos importantes sobre o funcionamento do Tesouro IPCA+.
Investimento mínimo
Quem procura saber o que é Tesouro IPCA+ pode ter uma boa notícia ao saber que o ativo tende a ter um investimento mínimo baixo. Assim, ele se apresenta como um produto financeiro acessível para a maioria dos investidores — sendo que o valor mínimo varia conforme cada produto.
Mas é possível encontrar, por exemplo, o Tesouro IPCA+ a partir de R$ 30, aproximadamente.
Liquidez
Os títulos do Tesouro IPCA+ podem ser vendidos a qualquer momento, não sendo necessário levá-los até o vencimento.
Entretanto, vale ter em mente que a venda antes do prazo é realizada no mercado secundário, sendo precificada de acordo com as condições e as expectativas econômicas do dia, o que pode proporcionar ganhos ou perdas ao investidor.
Rentabilidade
A rentabilidade do Tesouro IPCA+ é composta pela soma de uma taxa de juros fixa e da variação do índice IPCA durante o período de investimento.
Dessa forma, o investidor obtém um retorno que acompanha a inflação, mais uma rentabilidade real representada pela taxa de juros.
E, assim, garante que o valor investido mantenha seu poder de compra ao longo do tempo, além de poder oferecer ganhos acima da inflação.
Quais são os tipos de investimento no Tesouro IPCA+?
O Tesouro IPCA+ oferece diferentes opções de investimento para atender a diversos perfis de investidores. Cada tipo de título possui características que podem ser mais ou menos adequadas às necessidades individuais do investidor.
Por isso, conhecer as opções disponíveis é fundamental para tomar decisões informadas sobre qual tipo de título é o mais adequado para sua estratégia de investimento.
A seguir, vamos explicar as características dos dois principais tipos de títulos do Tesouro IPCA+.
Tesouro IPCA+
Vamos aprender o que é o Tesouro IPCA+? Trata-se de um título público de longo prazo que paga ao investidor uma taxa de juros fixa mais a variação do IPCA até a data de vencimento. A rentabilidade é garantida ao longo do tempo, protegendo o capital da inflação e oferecendo um retorno real sobre o investimento.
Ao investir no Tesouro IPCA+, o investidor receberá o montante total investido, acrescido da rentabilidade, apenas na data de vencimento do título.
Assim, esse tipo de título é ideal para quem busca uma opção segura e estável de investimento com foco no longo prazo.
Leia também: Investimento de longo prazo: saiba como investir com segurança
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais
O Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais é semelhante ao Tesouro IPCA+, mas com a diferença de que os juros fixos são pagos ao investidor a cada seis meses. Dessa forma, o investidor recebe uma renda periódica ao longo do período de investimento, o que pode ser vantajoso para quem deseja complementar sua renda ou investir em títulos com pagamentos mais frequentes.
Esse tipo de título também oferece proteção contra a inflação e rentabilidade real, além de permitir um planejamento financeiro mais estruturado devido aos pagamentos regulares de juros. Como no caso do Tesouro IPCA+, o investidor recebe o valor investido acrescido da rentabilidade ao final do prazo do título.
Como investir no Tesouro IPCA+?
E aí, agora que você já sabe o que é o Tesouro IPCA+? Então, confira nossas dicas para você planejar o próximo investimento no produto:
- selecione uma instituição confiável e habilitada para operar títulos do Tesouro Direto, como Daycoval;
- abra sua conta de investimentos;
- entre em contato com o seu assessor de investimentos e informe que você deseja investir no Tesouro IPCA+ ou Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais;
- escolha entre as opções de prazos disponíveis aquela que melhor se alinha com sua estratégia de investimento;
- determine o valor do investimento;
- confirme a compra.
Depois, basta monitorar o desempenho do Tesouro IPCA+, observando a evolução do valor investido ao longo do tempo.
E sabe por onde você pode começar a investir no Tesouro? Com a ajuda do Daycoval Investe!
Conclusão
E agora? Após aprender o que é o Tesouro IPCA+, deu para sentir se é uma opção interessante para você, como investidor?
Destacamos as principais características do Tesouro IPCA+ e, com isso, esperamos que você tenha informações suficientes para uma decisão acertada com o seu perfil e objetivos.
Conte conosco para iniciar ou ampliar a sua trajetória no mercado financeiro!