Categorias

Como fazer sobrar dinheiro no fim do mês: 11 dicas para pôr em prática agora mesmo

Se no final do seu mês a única coisa que sobra é boleto para pagar, você chegou ao artigo certo! Aliás, você não é a única pessoa que precisa de uma mãozinha quando assunto é fazer sobrar dinheiro.

No Brasil, segundo o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), mais da metade das pessoas gasta mais do que ganha. Mas não pense que esse é um problema sem solução e que o jeito é se conformar. Muito pelo contrário! Seguindo algumas dicas bem simples que vamos te contar aqui neste artigo, você vai conseguir fazer sobrar dinheiro no final do mês com tranquilidade.

Contudo, apesar das dicas serem simples, colocar o plano em prática exigirá uma dose extra determinação e disciplina. Preparado para começar?

Dicas para sobrar dinheiro no final do mês

Confira as 11 dicas que separamos para você se transformar em um verdadeiro poupador e sempre conseguir ganhar mais do que gasta.

Conheça os seus gastos

O primeiro passo para entrar na trilha da economia é analisar quanto você recebe de dinheiro e quanto gasta. A partir disso, você poderá identificar cortes que podem ser feitos de imediato e iniciar uma rotina de controle mensal de receitas e despesas para que nunca mais a situação saia do controle.  

Entram desde as contas mais básicas, como aluguel e conta de luz, até os gastos pequenos, como o cafezinho na padaria, separando o que é custo fixo e variável.  Para isso, você pode utilizar planilhas e aplicativos de gestão financeira.

Organize objetivos financeiros

Agora que você já conhece a realidade do seu orçamento, é hora de definir objetivos claros e separados por prazo para as suas economias. São essas metas que irão te motivar a não desistir e se manter firme na organização do seu dinheiro. Divida os objetivos em curto, médio e longo prazo e guarde os valores separadamente.

Priorize gastos essenciais

Quem quer economizar precisa estar disposto a abrir mão de gastos supérfluos. É claro que você não irá cortar o que for indispensável para o seu bem estar, mas muitos gastos desnecessários podem ser eliminados, como comprar três blusinhas quase iguais que estavam na promoção, aquele delivery que poderia ser substituído por uma alimentação mais barata e saudável em casa e as festas e viagens caras em excesso.

Evite o desperdício para sobrar dinheiro

Além de reduzir os gastos desnecessários, dá para economizar reduzindo até as despesas mais imprescindíveis, como luz, água e gás, por exemplo. Se você é daqueles que passa muito tempo no banho, saiba que o seu dinheiro está literalmente escorrendo pelo ralo. E isso serve também para quem esquece a luz acesa e usa o gás sem moderação.

Não compre por impulso

A compra por impulso é uma grande vilã para quem quer economizar. Para fugir dessa cilada, você pode adotar algumas técnicas. Comece se perguntando por que e para que você quer realizar a compra. Se as repostas não forem 100% convincentes, não compre de imediato. Espere alguns dias e se questione novamente. Na maioria das vezes, com o passar do tempo, você vai perceber que não precisava de verdade daquilo.

Outra medida interessante é reduzir estímulos que levam ao comportamento impulsivo. Você pode evitar passeios desnecessários no shopping, por exemplo, e desativar notificações de lojas online que enviam constantemente ofertas tentadoras.

Peça descontos e encontre promoções

Uma vez que você já fez a reflexão e comprovou que a compra é necessária, aí sim é hora de correr atrás de descontos e promoções. Em lojas físicas, não tenha vergonha de pedir desconto. Muitas vezes, o vendedor já tem uma margem para isso, principalmente, se a compra for à vista. Então, não deixe passar essa oportunidade de economia. Cupons, ofertas sazonais e programas de fidelidade também são ótimas alternativas para conseguir desconto.

Outra forma de economizar nas compras, mais especificamente no supermercado, é frequentar atacadistas e dividir os produtos e custos com parentes e amigos. Isso porque no atacado a unidade sai mais barata.

Pesquise antes de comprar

Apesar de promoções e cupons serem muito bem-vindos, você precisa se certificar que o preço final com o desconto aplicado é realmente vantajoso. Para isso, nunca efetue uma compra sem verificar o preço do produto em pelo menos três lojas.

Tenha cuidado com o cartão de crédito

O uso do cartão de crédito apresenta muitos pontos positivos, como o acumulo de pontos e a possibilidade de parcelamento. Porém, para quem está tentando colocar as finanças nos eixos, ele pode ser traiçoeiro, já que, sem um controle muito apurado, os gastos passam mais despercebidos e podem sair do controle.

Além disso, compras com pagamento em dinheiro ou pix costumam ter mais possibilidade de desconto, pois o lojista não precisará pagar a taxa da maquininha de cartão.

Tenha uma renda extra

Se você já reduziu os seus gastos ao máximo e ainda não consegue guardar dinheiro suficiente, você pode pensar em uma renda extra. Existem inúmeras possibilidades de aumentar as suas entradas no mês, principalmente agora que dá para vender absolutamente tudo na internet. Pense nos seus talentos e no que você gosta de fazer e veja como você pode transformar isso em renda. Vale dar aula de inglês, ensinar um instrumento musical ou vender a sua arte e até infoprodutos.

Uma coisa legal que você pode fazer para ganhar um dinheiro extra é participar do nosso programa Indique um Amigo. Basta abrir sua conta no Daycoval, se cadastrar no programa e indicar amigos para investir com a gente. Quanto mais amigos toparem investir, mais dinheiro você ganha. Confira o regulamento completo.

Negocie suas dívidas

As dívidas são inimigas de quem quer juntar dinheiro. Quando mal administradas, elas corroem o seu orçamento e facilmente podem sair do controle. Por isso, vale a pena fazer um esforço para quitá-las o quando antes. Negocie descontos com os credores, separe parte da sua receita para o pagamento e vire logo essa página.

Uma boa solução também pode ser transformar todas as suas dívidas em uma única conta, com juros mais baixos e prazo de pagamento mais longo, como é o caso do Crédito com Garantia de Imóvel – CGI. Assim, você reduz o peso da dívida no seu orçamento.

Multiplique as suas economias

Se você seguiu todas as dicas anteriores, fazer o dinheiro sobrar no final do mês não é mais um problema para você. Mas sabia que tem uma forma de fazer essa grana trabalhar para você e se multiplicar a cada dia? O segredo para isso é investir.

Jamais deixe o seu dinheiro parado. Primeiro, porque ele estará perdendo valor, por conta da inflação. Em 10 anos, se o seu dinheiro não estiver aplicado, você conseguirá comprar bem menos coisas do que consegue comprar hoje com determinada quantia, pois os preços tendem a subir ao longo do tempo.

Mesmo que você não tenha experiência, existem investimentos fáceis, seguros e rentáveis para começar, especialmente na renda fixa, como é o caso dos CDBs, LCIs e LCAs

Aqui no Daycoval, você pode conversar com um dos nossos especialistas de investimentos para descobrir quais produtos são mais indicados para as suas metas e perfil. Abra a sua conta e comece a multiplicar as suas tão suadas economias. Bons investimentos! 

Saiba Mais sobre Investimentos

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!