Como avaliar ofertas de renda fixa? Fique de olho nas pegadinhas

Se você anda pensando em investir em renda fixa e está pesquisando sobre o tema, aposto que aparecem diversas propagandas nas suas redes com ofertas de produtos como CDBs, algumas com rentabilidades bem atrativas, superiores a 200% do CDI.

Mas será que vale a pena? Ou tem pegadinha aí?

Depende! Antes de optar um investimento, é preciso avaliar diversos pontos e, inclusive, ler com atenção as letras pequenas para entender as reais condições que estão sendo propostas. No caso de ofertas tentadoras, esta avaliação é ainda mais importante.

Neste artigo, você vai descobrir o que é necessário avaliar em uma oferta de renda fixa para tomar boas decisões e obter os melhores resultados. Boa leitura!

Rentabilidade exorbitante na renda fixa

Todo mundo gosta de uma promoção com taxa especial. É claro que é bom aproveitar oportunidades que ofereçam bons retornos. Contudo, quando aparece aquele anúncio com uma rentabilidade inflada, você precisa ficar atento às letrinhas que dão os detalhes do investimento, já que, geralmente, a alta rentabilidade vem acompanhada de outras condições, que veremos a seguir.

Valor e tempo limitados

Esses produtos promocionais costumam ter valor máximo estipulado, de R$ 500 até R$ 10 mil. Caso você queira investir um valor maior, precisará pulverizar o dinheiro entre várias ofertas.

Além disso, os títulos têm prazo limitado, geralmente de 3 meses. Após esse tempo, o dinheiro volta para a sua conta e você precisará sacar ou escolher um novo investimento, o que pode implicar em uma taxa para efetuar esta realocação. Portanto, não funciona para uma estratégia de longo prazo.

Desconto de impostos

Outro aspecto negativo do prazo curto é que quanto menor o tempo investido, maior o imposto cobrado. E isso irá reduzir o seu lucro. Veja na tabela abaixo como funciona a cobrança do Imposto de Renda de acordo com o tempo de investimento:

renda fixa

Além do IR, há também a cobrança regressiva de IOF (de 96% a 3%) sobre os lucros do CDB resgatado em até 30 dias.

Novos clientes

Outro ponto é que muitas dessas aplicações são válidas apenas para novos clientes, o que mostra que a intenção da instituição é aumentar o número de abertura de contas e não proporcionar a melhor estratégia de investimento para o seu perfil.

Liquidez

A liquidez do investimento também deve ser considerada no processo de escolha da aplicação. Os CDBs promocionais, em sua maioria, apresentam liquidez no vencimento. Isso quer dizer que o dinheiro não pode ser regatado antes do prazo.

Sendo assim, se existe a possibilidade de você precisar do dinheiro antes de 3 meses, como no caso de uma reserva de emergência, por exemplo, é mais indicado que você opte por um título com liquidez diária.

Risco

Ainda que tenham a rentabilidade inflada, esses CDBs promocionais não apresentam necessariamente maior risco em comparação com outros CDBs. Já que, de forma geral, são emitidos com a finalidade de captar novos clientes, mas contam com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), assim como outros títulos.

Conclusão

No final das contas, o seu objetivo ao investir é conseguir um bom rendimento. Mas, como vimos, isso vai muito além da taxa estampada no anúncio, tendo influência do valor máximo, do tempo do investimento, dos impostos, da taxa de realocação de um novo investimento e da liquidez.

Olhando de forma ampla, é possível que, na prática, um investimento com taxa menor seja mais rentável que um CDB 200%, por exemplo. Por isso, fique atento a todas as informações antes de investir.

Além disso, é fundamental analisar se o título em questão é compatível com o seu perfil de investidor e os seus objetivos. Pense nos prazos, analise os riscos e os retornos potenciais para tomar uma decisão mais assertiva.

Aqui no Daycoval, você conta com um time de especialistas para fazer uma análise aprofundada das suas metas e ajudar você na escolha dos investimentos ideias.

Abra a sua conta e converse com um de nossos especialistas em investimentos para tirar todas as suas dúvidas.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


      Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


      Obrigado por se inscrever!

        Ei! Espera um minutinho, por favor!

        Inscreva-se no Blog Daycoval para receber as nossas novidades, dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


        Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


        Obrigado por se inscrever!