Investimentos com liquidez diária: Conheça os principais!

melhor-investimento-com-liquidez-diária

Investir ou ter o dinheiro disponível? Essa é uma questão que faz muita gente desistir de colocar as economias para render.

Mas você sabia que é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo? A solução para isso são os investimentos com liquidez diária.

Entre as diversas modalidades disponíveis no mercado financeiro, os investimentos com liquidez diária têm ganhado destaque como uma alternativa atrativa para aqueles que desejam ter acesso rápido aos seus recursos sem abrir mão da rentabilidade.

Neste artigo, vamos ver o que são os investimentos com liquidez diária, como funcionam, sua importância em uma estratégia de investimentos e os principais produtos disponíveis na categoria. Boa leitura!

O que é um investimento com liquidez diária?

Investimentos com liquidez diária são aqueles em que você tem a possibilidade de resgatar seu dinheiro a qualquer momento, sem que isso acarrete em perdas significativas de rentabilidade ou em penalidades financeiras.

abra-sua-conta-e-invista

Essa característica representa uma grande flexibilidade, já que você poderá adaptar a sua estratégia financeira de acordo com suas necessidades e objetivos, que podem variar com o passar do tempo.

Como os investimentos com liquidez diária funcionam?

Esses investimentos funcionam por meio da alocação de recursos em ativos financeiros que permitem resgates imediatos.

Diferentemente de algumas modalidades de investimento que exigem um prazo mínimo de permanência ou que aplicam penalidades por resgates antecipados, os investimentos com liquidez diária garantem ao investidor a liberdade de acesso aos seus recursos quando for necessário.

Por que a liquidez diária é importante em uma estratégia de investimentos?

A liquidez diária é fundamental em uma estratégia de investimentos por uma série de motivos.

Uma das utilizações de maior destaque é a formação da reserva de emergência, que todo investidor deve ter.

Esse recurso é destinado para o custeio de despesas e situações inesperadas, como problemas de saúde, reparos na casa, perda de emprego e outros tipos de gastos urgentes.

Para essa finalidade, é recomendável ter uma reserva de pelo menos 6 meses do seu custo de vida. Contudo, esse dinheiro não precisa ficar embaixo do colchão.

Em um investimento com liquidez diária, a sua reserva de emergência fica rendendo até ser necessário utilizá-la total ou parcialmente.

Seguindo a mesma lógica de necessidade de disponibilidade, investimentos com liquidez diária também são úteis para reservas de oportunidades, que nada mais são do que recursos que precisam estar disponíveis para aproveitar boas oportunidades de investimento que surgem de forma repentina no mercado, como momentos de baixa para a compra de ativos estratégicos.

Agora, a parte mais importante de escolher um bom investimento de liquidez diária é que você fará o seu dinheiro render.

Veja a comparação abaixo para ter uma ideia do quanto você deixa de ganhar (ou até perde) sem investir, por exemplo, a sua reserva de emergência:

tabela

Quais os principais investimentos com liquidez diária?

melhor-cdb-liquidez-diária

Existem várias opções de investimentos com liquidez diária disponíveis no mercado. Abaixo, destacamos alguns dos principais:

Tesouro Direto:

Os títulos públicos do Tesouro Direto, como o Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA+ oferecem liquidez diária, possibilitando ao investidor resgatar seu dinheiro a qualquer momento, com baixo risco e rentabilidade atrativa.

O Tesouro Selic é um título pós-fixado que tem sua rentabilidade atrelada à Selic, a taxa básica de juros da nossa economia.

Já o Tesouro IPCA+ acompanha o IPCA, índice que mede a inflação no país, e ainda paga uma taxa prefixada.

O Tesouro Prefixado remunera de acordo com uma taxa fixa preestabelecida no momento do investimento.

Um ponto de atenção quanto à liquidez desses investimentos é que, embora todos possam ser resgatados a qualquer momento, caso o resgate seja feito antes do vencimento, o valor será determinado pela marcação a mercado.

Isso significa que as condições do mercado no dia do resgate determinarão o preço do título e, consequentemente, o montante que será embolsado pelo investidor.

Quem faz o resgate antes do vencimento, corre o risco de ter prejuízo por conta das flutuações nas taxas de juros e projeções do mercado.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre marcação a mercado:

CDB com liquidez diária:

Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) também podem oferecer liquidez diária, permitindo ao investidor resgatar seu investimento quando desejar, com a vantagem de contar com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que cobre até R$ 250 mil por CPF em títulos de uma mesma instituição.

Esse título de renda fixa é emitido por instituições financeiras, como o Daycoval, com a finalidade de captar recursos.

Quem investe em CDB é remunerado com o pagamento de juros, que são definidos de acordo com a modalidade do título, podendo ser prefixado, pós-fixado ou híbrido

O CDB pós-fixado tem sua taxa de rentabilidade atrelada a um indexador econômico, como o IPCA ou CDI

Nesta modalidade, o emissor paga um percentual do índice de referência utilizado, como, por exemplo, 107% do CDI. 

Como os indexadores sofrem variações de acordo com o cenário econômico, os rendimentos desses CDBs também variam na mesma proporção. 

Se o indicador sobe, o seu retorno aumenta. E o contrário também é válido. Sendo assim, é possível prever, mas não precisar qual será o valor recebido no vencimento.

Já no caso do prefixado, a rentabilidade é fixa e é possível calcular o retorno exato antes mesmo de investir. 

O emissor oferece uma taxa previamente combinada, como 10% ano, e no vencimento do título, você resgata o valor combinado.

Por fim, o título híbrido mescla a rentabilidade pós e pré-fixada, atrelando parte da rentabilidade a um indexador e outra a uma porcentagem fixa.

Contudo, vale destacar que somente CDBs pós-fixados costumam oferecer opção de liquidez diária.

Fundos DI:

Ao investir principalmente em títulos de renda fixa de curto prazo, como títulos públicos e CDBs, os Fundos de Investimento DI são conhecidos por sua liquidez diária e baixo risco.

Com rentabilidade atrelada ao CDI ou à Selic, é uma opção para diversificar dentro da renda fixa.

Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs):

Os FIIs são uma opção interessante de renda variável para quem busca alta liquidez e exposição ao mercado imobiliário sem burocracia.

Por meio desses fundos, é possível investir em empreendimentos diversificados, como escritórios, shoppings e galpões logísticos sem a necessidade de fazer grandes aportes.

Negociadas na B3, as cotas de FIIs costumam ter grande volume de negociação e podem ser vendidas com facilidade. Porém, após a venda, o dinheiro só pode ser sacado depois de 2 dias.

Como resgatar investimentos com liquidez diária?

O processo de resgate de investimentos com liquidez diária é geralmente simples e rápido. Em muitos casos, basta acessar a plataforma de investimentos utilizada e solicitar o resgate do valor desejado.

No geral, o dinheiro costuma ser disponibilizado na conta do investidor em um prazo que varia de algumas horas a 1 dia útil, dependendo da instituição financeira e do tipo de investimento.

Viu como existem diversos investimentos com liquidez diária para você incluir na sua carteira?

Aqui no Daycoval você conta com mais de 200 opções de investimento, inclusive com liquidez diária, para montar o seu portfólio e conquistar os seus objetivos financeiros o quanto antes.

Se você ainda não abriu sua conta de investimentos, aproveite esta oportunidade agora!

abra-sua-conta-de-investimento

Conclusão

cdi-liquidez-diária

Os investimentos com liquidez diária representam uma importante ferramenta para quem busca equilibrar segurança, rentabilidade e flexibilidade em sua carteira de investimentos.

Com a possibilidade de resgatar o dinheiro a qualquer momento, essas modalidades proporcionam ao investidor a tranquilidade de saber que seus recursos estão disponíveis quando necessário, seja para emergências ou oportunidades de mercado.

Ao considerar os diversos produtos disponíveis, como Tesouro Direto, CDBs, Fundos DI e FIIs, você pode construir uma estratégia sólida e adaptável às suas necessidades e objetivos financeiros. Bons investimentos!

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!