Categorias

LCI ou CDB: descubra qual é a melhor opção de investimento para seu perfil

Se você é um investidor ou está no início dessa caminhada, certamente já se deparou com a dúvida: qual é a melhor opção de investimento para mim?

Essa é uma dúvida comum entre os investidores que iniciaram sua jornada recentemente. Mas, não é uma questão de preocupação, já que existe uma resolução!

O cenário de dúvida e questionamentos acontece constantemente quando o assunto é LCI e CDB, já que ambas são  opções populares de  investimentos de renda fixa.

Porém, cada uma delas possui suas próprias características e particularidades que podem influenciar diretamente nos seus investimentos.

Por isso, é essencial que compreenda mais a fundo as duas modalidades, explorando suas vantagens, desvantagens, riscos e benefícios.

Então, neste artigo, vamos ajudá-lo a compreender melhor ambos investimentos. Vamos lá?

O que é CDB?

Antes de escolher entre o LCI ou CDB, é necessário ter conhecimento sobre o conceito de cada uma. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre eles!

O CDB, ou Certificado de Depósito Bancário, é um investimento de renda fixa emitido por instituições financeiras, como bancos comerciais.

Ele funciona como uma maneira de captação de recursos para essas instituições, permitindo que elas realizem suas atividades bancárias, como empréstimos e crédito.

Ou seja, é um benefício para os dois lados, tanto para o banco quanto para os investidores, sendo uma oportunidade de investimento para Pessoas Físicas (PF) e Jurídicas (PJ).

O que é LCI?

Mas, o que é LCI? Conhecido como Letras de Crédito Imobiliário, é um investimento de renda fixa que também é emitido por instituições financeiras.

O LCI é lastreado por financiamentos concedidos para projetos voltados para o mercado imobiliário, como construções, desenvolvimento e crédito imobiliário.

Ou seja, investindo em LCI, você estará emprestando dinheiro para as instituições financeiras que precisam financiar operações imobiliárias.

Em troca do investimento, você receberá uma remuneração em forma de juros, que pode ser pré-fixada ou pós-fixada, conforme as condições do título.

CDB x LCI: entenda as principais diferenças

Mas afinal, qual é a diferença entre os dois? Cada modalidade possui suas próprias características, o que as tornam únicas e diferentes entre si.

No entanto, não são todas as pessoas que têm o conhecimento de suas divergências. Por isso, conheça abaixo as diferenças entre as modalidades a seguir!

Liquidez

Independente do investimento, LCI e CDB, as duas modalidades costumam ter os prazos de resgate no dia de vencimento

Se comparado com o CDB, o LCI possui menos liquidez. Por isso, é mais comum que os investidores que necessitem do recurso no curto prazo dêem preferência para o CDB.  

Quanto aos CDBs, também há essa variação e existem títulos com liquidez diária, o que significa que você pode resgatar o dinheiro quando quiser. É o caso do CDB Daycoval 110% do CDI com Liquidez Diária.

Opções de investimento

Diferentemente do LCI, o CDB costuma oferecer mais opções de investimento para os clientes, uma vez que o dinheiro captado é voltado para inúmeras aplicações já que não depende de lastro em operações do setor imobiliário como é o caso da LCI.

Rentabilidade e tributação

A remuneração tanto do CDB quanto do LCI é semelhante, podendo ser prefixada; quando a taxa é conhecida no momento da aplicação, pós-fixada; quando acompanha um indexador, (como CDI ou IPCA) ou híbrida, que oferece uma taxa fixa somada a rentabilidade de um indexador.

O que muda é que a rentabilidade das LCIs é isenta de Imposto de Renda (IR) para PF, e isso pode tornar o retorno para o investidor mais interessante.

No entanto, não acontece o mesmo com o CDB, uma vez que ele não possui isenção do IR. A partir disso, a tabela seguida para o Imposto de Renda é a regressiva:

Período de Aplicação         Alíquota de IR
Até 180 dias22,5%
Entre 181 e 360 dias20%
Entre 361 e 720 dias17,5%
Acima de 720 dias15%

Essa é a tabela que destaca as alíquotas de IR aplicáveis aos rendimentos de investimento em CDB, conforme o prazo de investimento.

Mas não se engane, pois, a isenção de IR não significa que a LCI sempre terá um retorno maior em relação ao CDB. Para isso, você deverá sempre comparar quais são as condições oferecidas para cada produto.

Leia também: Investimentos isentos de Imposto de Renda: 4 melhores opções

Vencimento

As LCIs possuem um prazo de vencimento preestabelecido, definido no momento da compra do título. Esse período pode variar de acordo com a oferta e as condições da instituição financeira.

Então, durante o prazo de investimento, o cliente não pode resgatar o valor investido na LCI antecipadamente sem a permissão do emissor, exceto quando é estipulado um período de carência

Os CDBs também possuem um prazo de vencimento determinado no momento da compra, sendo que o período também pode variar de acordo com a oferta e as condições de compra.

No entanto, diferentemente dos LCIs, alguns CDBs podem ter o resgate antecipado, permitindo que o investidor possa resgatar o valor investido a qualquer momento.

Segurança

Independentemente da opção, seja LCI ou CDB, ambos são considerados investimentos seguros e de baixo risco, uma vez que são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

Ou seja, se a instituição emissora da LCI ou CDB enfrentam problemas financeiros, o FGC reembolsará o investidor até o limite garantido.

Então, ambas as alternativas de investimentos são direcionadas para investidores que possuem um perfil mais conservador.

Qual é melhor para investir: LCI ou CDB?

Mas afinal, qual é o melhor para investir: LCI ou CDB? A partir dos conhecimentos compartilhados durante o artigo, é válido dizer que dependerá do seu objetivo e preferência.

Podemos ver que o CDB é um investimento com maior flexibilidade e também maior liquidez, mas a ausência da isenção do IR pode impactar a rentabilidade.

Por outro lado, optando por investir em LCI, o investidor poderá, em alguns casos,ter um rendimento maior, mas com uma liquidez menor.

Por isso, é fundamental que você avalie suas preferências e o cenário de investimento, como taxa de juros, rentabilidade, liquidez, prazos, entre outros pontos.

Em um cenário onde o investidor deseja ter uma maior liquidez, em geral, a modalidade mais indicada é o CDB, que possui opções com liquidez diária.

No entanto, se o investidor não tiver o objetivo de liquidez, a LCI pode ser uma boa opção.

Um ponto importante é que os dois produtos podem estar presentes na carteira do investidor, com estratégias que se complementam por meio de prazos, riscos e indexadores diferentes.

Porém, é válido ressaltar que investir em renda fixa não é sinônimo de rentabilidade garantida. Existem riscos e eles devem ser estudados e analisados.

Isso porque, no cenário geral, todos os investimentos possuem riscos. O fato é: quanto maior o risco de investimento, maiores serão as chances de perda.

Se você deseja começar a investir de uma maneira segura, conte com uma instituição de confiança, como o Banco Daycoval. Temos as opções ideais para seu perfil!

Conclusão

Se você está com dúvidas em qual investimento escolher, coloque em mente: a melhor opção é aquela que está alinhada aos meus objetivos, preferências e metas.

Por isso, ao escolher LCI ou CDB, considere as características específicas de cada modalidade, como vencimento, segurança, rentabilidade e liquidez.

Não existe uma resposta certa para determinar qual é a melhor opção, pois isso varia de acordo com as necessidades de cada cliente.

Mas, é válido lembrar que é importante escolher uma instituição financeira de confiança que proporcionará todo o apoio necessário para seus investimentos, como o Banco Daycoval.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!