Onde investir em 2024? Confira as recomendações do nosso time de especialistas

onde-investir-em-2024

Mais um ano se inicia e você deve estar se perguntando: como escolher os melhores investimentos em 2024?

Para te ajudar com essa questão tão importante, nosso time especialistas de investimentos preparou algumas recomendações com base na análise do cenário econômico atual. Boa leitura!

Cenário de 2023 e expectativas para 2024

Para 2023, as nossas recomendações giraram em torno da queridinha renda fixa. Ao longo do ano, tivemos um cenário internacional desafiador com aperto monetário nas economias desenvolvidas e taxas de juros nas máximas em 40 anos.

Além disso, no cenário nacional, as eleições somadas às incertezas do âmbito fiscal justificavam a nossa predileção pela renda fixa.

Tivemos um ano de grande aperto monetário e, na opinião da nossa equipe econômica, cremos que o ciclo de aumento de juros já se encerrou nos EUA e estamos partindo para um período de estabilização e temos expectativa de queda no segundo semestre.

No Brasil, a inflação ao consumidor desacelerou em 2023 de forma notória, o Real se fortaleceu e o PIB deve crescer acima das expectativas iniciais.

Podemos destacar as reformas realizadas nos últimos anos, como a aprovação do arcabouço fiscal, que incentiva o controle de gastos, e a maior produção agrícola, que impulsionou o crescimento interno e as exportações.

Dicas de melhores investimentos em2024

Ainda que no texto adiante tenhamos listado os ativos, lembre-se que a melhor recomendação é sempre ter uma carteira diversificada adequada ao seu perfil e objetivos.

A diversificação de carteira em classes de ativos distintas, quando bem implementada, irá resultar em melhor gestão de riscos e potencialização dos retornos.

Vale lembrar que as decisões de investimentos devem ter como plano de fundo o contexto econômico. Sendo assim, é importante acompanhar o desempenho do portfólio mediante o cenário e sempre que necessário efetuar reajustes na estratégia.

Renda fixa

investimentos-em-2024

Apesar das surpresas que ocorreram no primeiro trimestre no âmbito do crédito privado nacional, com Light, Americanas e financeiras, o segmento se recuperou e no segundo semestre manteve um desempenho favorável, em linha com a taxa de juros.

Os títulos atrelados ao IPCA e os prefixados também apresentaram retornos positivos. Ambas proporcionaram bons retornos aos investidores ao longo do ano.

Para 2024, continuamos a favorecer títulos de dívida emitidos por empresas líderes em seus setores, com uma gestão sólida de suas obrigações.

Apesar do início do movimento de redução das taxas de juros, é crucial notar que várias empresas ainda lidam com desafios decorrentes de juros elevados e podem permanecer afetadas por este cenário.

Importante também ressaltar que, com a queda da Selic, os títulos indexados ao CDI+ e prefixados passam a ser mais atrativos em comparação com os títulos % do CDI. Ainda assim, manter títulos % do CDI em carteira é fundamental para adequação ao perfil de risco.

Confira as dicas da Larissa Gomes, nossa especialista de investimentos, com tudo o que você precisa saber sobre renda fixa:

Fundos de investimento multimercado

A maioria dos Fundos Multimercados Macro registrou retornos muito positivos em dezembro, acompanhando a valorização dos principais ativos de risco ao redor do globo. Os últimos dois meses tiveram contribuições fundamentais na performance anual desses ativos.

Já os Fundos Multimercados “Long and Short“ da plataforma aberta do Daycoval não apresentaram direção única de rentabilidade, variando de acordo com as posições compradas x  vendidas de cada gestor. No ano, esses fundos terminaram com performances próximas ao CDI.

Olhando para frente, acreditamos que os Fundos Multimercados Macro, apesar dos desafios enfrentadas ao longo de 2023, continuam sendo uma excelente opção para compor as carteiras de investimento.

Eles possuem a capacidade de investir em mercados não acessíveis para investidores individuais e, a longo prazo, tendem a proporcionar retornos superiores ao CDI.

No caso dos Fundos Multimercados Long and Short, esses continuam a demonstrar bom desempenho e apresentam baixa correlação com outras classes de ativos, contribuindo bastante para a gestão de risco da carteira de forma global.

Devido a esses aspectos, mantemos a crença de que a estratégia Multimercado deva ter uma relevância significativa no portfólio dos investidores.

Ações

melhores-investimentos-2024

Para 2024, mantemos uma visão otimista em relação à bolsa brasileira e enxergamos grandes oportunidades, considerando que as ações ainda estão sendo negociadas com múltiplos significativamente inferiores à média, mesmo após o recente aumento nos últimos dois meses.

Contudo, é crucial aguardar dados mais sólidos sobre a desaceleração da economia dos Estados Unidos e, especialmente, sobre o controle das contas públicas no Brasil para prever um período próspero para o mercado acionário nacional.

Diante desse contexto, aos investidores que quiserem uma alternativa à aplicação diretamente em bolsa, recomendamos os Fundos Long Biased, que se apresentam como uma opção viável para quem busca aumentar a exposição da carteira ao risco, mantendo ao mesmo tempo certa cautela ao estabelecer proteções.

Investimentos internacionais

Continuamos a ver um bom potencial nos Fundos de Renda Fixa Internacional “hedgeados”.

Acreditamos que os altos “prêmios” presentes em suas carteiras, juntamente com o retorno obtido por meio do hedge cambial, podem trazer bons rendimentos para esta classe de ativos.

Assim como no Brasil, o momento é de preferência para riscos de crédito mais conservadores, os chamados “High Grades”.

Em relação à renda variável internacional, entendemos que por mais que o valuation da bolsa americana não esteja tão atrativo, com a queda dos juros americanos, a mesma poderá desempenhar bons resultados ao longo do ano de 2024.

Com essas dicas de investimento, você está preparado para montar uma carteira de investimentos sólida e rentável para o ano que está começando. Invista já!

Conclusão

Em resumo, a estratégia sugerida pelo nosso time de especialistas para os investimentos em 2024 destaca a importância da diversificação e da constante atualização das carteiras, com uma abordagem equilibrada diante das condições econômicas globais e locais, além de sempre respeitar o seu perfil de investidor.

Para o ano de 2024, a recomendação é compor um portfólio diversificado e alinhado com seu perfil e objetivos.

A classe de Renda Fixa tende a proporcionar ganhos atrativos, especialmente nos ativos CDI+ e prefixados. Ativos indexados ao CDI e SELIC continuam cumprindo seu papel no balanceamento de risco e disponibilidades quando houver liquidez. Além disso, manter parcela do portfólio atrelada a inflação é estrategicamente relevante para preservação do poder de compra.

O destaque nessa classe está nos títulos de dívida emitidos por empresas líderes em seus setores com sólida gestão financeira (Crédito Privado).

A bolsa brasileira é vista com otimismo, mas a cautela é aconselhada, por isso é fundamental avaliar sempre a conjuntura econômica interna e externa, indicadores, perspectivas futuras e demais aspectos com potencial impacto nos mercados.

A melhora no cenário tende a aumentar o apetite a risco e consequentemente a valorização dos ativos, porém é importante estar atento às mudanças no contexto para não ficar exposto.

A diversificação nessa modalidade pode se dar através da seleção de ações, ETFs e fundos de investimentos em ações.

Fundos Multimercados Macro e Long and Short são destacados, assim como a internacionalização dos investimentos, com ênfase nos Fundos de Renda Fixa Internacional “hedgeados”, visando maior diversificação do portfólio.

Ao seguir essas diretrizes, você estará mais bem preparado para enfrentar o cenário de 2024 e construir uma carteira sólida e rentável. Bons investimentos!

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!